ESTUDO DE CASO: AVALIAÇÃO PATOLÓGICA DA PONTE RODOVIÁRIA DA RUA JOSÉ BORBA FILHO, MONTEIRO-PB
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Resumo
As pontes rodoviárias surgiram com a finalidade de viabilizar a ligação contínua da rodovia, estando presentes na maior parte das obras rodoviárias brasileiras sendo chamadas de obras de artes especiais-OAE. Assim como em outras estruturas de concreto, elas também precisam passar por manutenções regulares. Sem os devidos cuidados relativos a estas estruturas, torna-se inevitável o aparecimento das chamadas manifestações patológicas. No Brasil, a falta de cultura de manutenção preventiva faz com que essas estruturas cheguem a atingir um alto grau de deterioração para começarem a ser recuperadas, gerando um alto custo quando comparado àquele relativo às manutenções preventivas e pequenos reparos.Este artigo tem como objetivo registrar as manifestações patológicas observadasna estrutura da ponte sobre o rio Paraíba, situada na rua José Borba Filho, Monteiro –PB, bem como suas origens e processos necessários para a realização de intervenções de recuperação. Para isso, foram realizadas visitas técnicas a fim de fazer registros fotográficos e elaborar relatórios técnicos.Nessa estrutura foram detectados diversos tipos de manifestações patológicas, dentre elas pode-se citar: cobrimento insuficiente do concreto, corrosão das armaduras, manchas de carbonatação, ação de agentes biológicos, segregação do concreto, fissuras e trincas, entupimento de drenos, manchas de umidade, falta de preenchimento nas juntas de movimentação e presença de fissuras e desgaste nas passarelas e guarda corpos.Palavras-chave: Pontes Rodoviárias. Manutenção. Recuperação Estrutural.
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Artigos