ESTUDO DE CASO: AVALIAÇÃO PATOLÓGICA DA PONTE RODOVIÁRIA DA RUA JOSÉ BORBA FILHO, MONTEIRO-PB

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Nilberte M. SOUSA
Elivelthon NASCIMENTO
Maria PORTELA
Amanda FIGUEIREDO

Resumo

As  pontes  rodoviárias  surgiram  com  a  finalidade  de  viabilizar  a  ligação  contínua  da  rodovia, estando presentes na maior parte das obras rodoviárias brasileiras sendo chamadas de obras de artes especiais-OAE.  Assim como em outras estruturas de concreto, elas também precisam passar por manutenções regulares. Sem os devidos cuidados relativos a estas estruturas, torna-se  inevitável  o  aparecimento  das  chamadas  manifestações  patológicas.  No  Brasil,  a  falta  de cultura de manutenção preventiva faz com que essas estruturas cheguem a atingir um alto grau de deterioração para começarem a ser recuperadas, gerando um alto custo quando comparado àquele relativo às manutenções preventivas e pequenos reparos.Este artigo tem como objetivo registrar  as  manifestações  patológicas  observadasna  estrutura  da  ponte  sobre  o  rio  Paraíba, situada na rua José Borba Filho, Monteiro –PB, bem como suas origens e processos necessários para a realização de intervenções de recuperação. Para isso, foram realizadas visitas técnicas a fim  de  fazer  registros  fotográficos  e  elaborar  relatórios  técnicos.Nessa  estrutura  foram detectados diversos tipos de manifestações patológicas, dentre elas pode-se citar: cobrimento insuficiente do concreto, corrosão das armaduras, manchas de carbonatação, ação de agentes biológicos,  segregação  do  concreto,  fissuras  e  trincas,  entupimento  de  drenos,  manchas  de umidade, falta de preenchimento nas juntas de movimentação e presença de fissuras e desgaste nas passarelas e guarda corpos.Palavras-chave: Pontes Rodoviárias. Manutenção. Recuperação Estrutural.

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Artigos