Aplicações de Topografia no Ensino da Matemática

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João Manoel Domingos Cruz
Márcia Rejane Oliveira Barros Carvalho Macedo
Peter Holder de Morais

Resumo

Durante toda a história as civilizações se ocuparam em estudar e registrar através de mapas ou cartas dados sobre o relevo, fauna, flora, rotas comerciais, limites políticos, entre outros, mas, com o avanço da informática surgiu à possibilidade de se integrar vários tipos de dados e mapas e analisá-los em conjunto, possibilitando, através de análises complexas e da criação de bancos de dados georreferenciados, o desenvolvimento de diversas áreas como a cartografia, principalmente, o planejamento urbano, comunicações, transportes e até a análise de recursos naturais. Nos últimos anos temos presenciado a massificação do mapeamento. Com o lançamento de ferramentas como o Google Earth, qualquer pessoa mesmo que não entenda nada do assunto pode ter acesso a mapas de qualquer região do mundo que aliam imagens de satélite, GPS (Global Positioning System) e modelos em 3D. Isto envolve desde um conjunto de técnicas para coleta de dados, envolvendo as áreas da topografia, GPS ou sensoriamento remoto, até o processamento e análise desses dados, em forma de mapas digitais, usando-se os sistemas de informações geográficas, um ambiente computacional orientado à análise e interpretação de diversos fatos e fenômenos relacionados à terra. Desde a origem da Cartografia, a Matemática sempre constituiu a base para a formulação e construção do conteúdo desse campo do conhecimento científico e de representação gráfica da superfície terrestre e dos objetos geográficos construídos pelo homem ao longo de sua história. O cartógrafo para elaborar um mapa ou uma carta, seus produtos mais significativos, precisa dos conhecimentos matemáticos já que a representação gráfica constitui uma operação de transposição de dados esféricos existentes no mundo real para o plano. Contudo, é sabida a importância da geometria na formação de uma pessoa, na medida em que desenvolve sua capacidade de percepção espacial, de abstração e de generalização, mas é fato que o trabalho feito com a geometria não está a contento. Talvez por isso muitos alunos chegam às universidades com tantas dificuldades em representar geometricamente alguns conceitos, de forma a visualizar melhor os mesmos, tendo como um grande auxiliar o desenho geométrico que por sua vez vem a contribuir visualmente para algumas demonstrações. Nesse intuito apresenta-se a importância da Matemática no contexto da Engenharia em se tratando o estudo da Topografia, além de promover uma interdisciplinaridade entre as matérias aprendidas no ensino fundamental e médio.

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Seção
Engenharia Civil