Levantamento do ruído gerado pelos equipamentos de construção (Betoneira e Serra Circular)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rodrigo Santos de Oliveira
Béda Barkokébas Júnior
Eliane Maria Gorga Lago
Felipe Mendes da Cruz

Resumo

Os trabalhadores da construção civil estão expostos a diversos agentes de risco, como, por exemplo, o ruído gerado pelos equipamentos de construção. Segundo Araújo (2002), o som se torna ruído quando causa efeitos nocivos no corpo humano, de modo a causar uma sensação auditiva desgradável. Esse agente pode causar no organismo danos como a perda auditiva, cefaleia, doenças cardiovasculares, distúrbio do sono e até problemas no estômago (MUNZEL et al., 2014). A intensidade de um som é comumente avaliada através do Nível de Pressão Sonora, que mede a diferença de pressão provocada pela onda sonora em relação à pressão atmosférica em um ponto qualquer no espaço. Utilizando o valor do nível de pressão sonora, é possível mensurar o quanto a exposição a um determinado som é prejudicial ao ser humano e o tempo limite de exposição para uma jornada de trabalho. O objetivo desta pesquisa foi a confecção de um mapa de propagação do ruído gerado pela betoneira e serra circular, avaliando o alcance das ondas sonoras e sua atenuação ao atravessar barreiras presentes no ambiente de trabalho da construção. Foram selecionadas quatro betoneiras e quatro serras circulares, onde foi medido o nível de pressão sonora em pontos localizados no entorno desses equipamentos durante seu funcionamento. Para isso, um sonômetro do Tipo 2 foi usado nas medições sonoras e um termo anemômetro digital foi usado na medição da temperatura ambiente e da velocidade do vento próximo de cada equipamento. A partir do nível de pressão sonora dos diversos pontos para cada caso, foram geradas curvas de nível representando a propagação no canteiro de obras, destacando as áreas em que o ruído é maior que 80 dB(A) de amarelo e maior que 85 dB(A) de vermelho. Com os resultados obtidos observou-se que a distância máxima alcançada para nível de pressão Sonora acima de 85 dB(A) foi de 7 metros para as betoneiras e 16 metros para as serras circulares, enquanto que acima de 80 dB(A) as distâncias máximas foram de 14 metros para as betoneiras e 19 metros para as serras circulares. Também foi notado que o ruído gerado pela betoneira tem menor intensidade e alcance que os gerados pela serra circular, entretanto, a taxa de redução de intensidade sonora por metro foi de 1,58 dB(A) para as betoneiras e 1,92 dB(A) para as serras circulares. Ambos os equipamentos mostraram a necessidade do conhecimento do comportamento dessa propagação tanto para projeto do canteiro de obras quanto para a informação dos trabalhadores envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Rodrigo Santos de Oliveira, Universidade de Pernambuco

Departamento de Engenharia Civil

Referências

ARAÚJO, Simone Adad. Perda auditiva induzida pelo ruído em trabalhadores de metalúrgica. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, São Paulo, v. 68, n. 1, p.47-52, 13 maio 2002.

MUNZEL, T. et al. Cardiovascular effects of environmental noise exposure. European Heart Journal, Oxford, Inglaterra, v. 35, n. 13, p.829-836, 9 mar. 2014.