Avaliação da sustentabilidade na construção civil através das certificações e seus indicadores: A revisão sistemática PRISMA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

George da Mota Passos Neto
Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani
Tomi Zlatar

Resumo

A influência das edificações no âmbito da sustentabilidade é inegável. Com o propósito de promover essa questão, tem sido desenvolvido ao redor do mundo uma série de ferramentas para avaliação da sustentabilidade na construção civil. Neste trabalho são abordadas as certificações, que são uma ferramenta baseada em um sistema de pontuação multicritério, em que uma quantidade de crédito é dada a cada questão/tópico – indicador – considerado como impactante na sustentabilidade geral da construção. Objetiva-se analisar como a sustentabilidade é avaliada por esses sistemas de certificações e seus respectivos indicadores, a fim de explicitar quais aspectos são mais relevantes em cada uma delas, além de investigar o aspecto social da sustentabilidade na construção civil. Esta revisão sistemática foi baseada nas diretrizes Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analyses statement (PRISMA). A pesquisa foi realizada através do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o seguinte termo de busca: (construção OR construction) AND (leed OR aqua) AND (indicador* OR indicator*). Foram encontrados, inicialmente, 4.332 artigos. Só foram incluídos, no entanto, artigos revisados por pares, publicados nos últimos cinco anos e nos idiomas português, inglês e alemão, resultando 2.266 artigos. Após seleção por títulos, restaram 213 artigos, para posterior seleção pelos resumos, restando onze artigos, com os seguintes critérios de exclusão: artigos não referentes a construção, artigos referentes às áreas urbanas, artigos focados apenas na performance energética, entre outros. Dos onze estudos selecionados, foram observados nove países de origem diferentes ao redor do mundo, o que ratifica a preocupação mundial a respeito do tema abordado. Foi observado que, inicialmente, percebia-se um foco exclusivo aos aspectos ambientais da sustentabilidade. Recentemente, no entanto, encontra-se estudos enfatizando a importância do aspecto social (KOHLMAN RABBANI; PEREIRA; CRUZ, 2017). Foi identificado, também, que os indicadores da certificação LEED são interpretados de maneira divergente a depender do autor, o que demonstra a falta de clareza dos indicadores. Foi detectado, ainda, que as certificações apresentam enfoques diferentes de acordo com a importância dada a cada questão da sustentabilidade, o que ratifica a importância da adaptação das certificações internacionais para os desafios locais. Observou-se que a questão social da sustentabilidade é levada em consideração na Alemanha, como reflexo a certificadora DGNB reserva 55,67% de sua certificação aos indicadores relacionados ao aspecto social da sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil

Referências

KOHLMAN RABBANI, E. R.; PEREIRA, M. L.; CRUZ, E. N. Sustentabilidade Social em Projetos de Construção. In: Sustentabilidade Urbana. 1 ed. ed. Recife: EDUPE, 2017. p. 61–84.