Recuperação Estrutural e Patologia das edificações: Estágio de Docência em Engenharia Civil.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Thais Marques da Silva
Eliana Cristina Barreto Monteiro

Resumo

O estágio de docência é uma das atividades desenvolvidas pelo aluno durante o curso de mestrado que contribui para o seu desenvolvimento prático através de atividades em sala de aula, na preparação e ministração de aulas, permitindo com isso uma interação com os estudantes e métodos didáticos, promovendo também uma relação entre a teoria e a prática. Este resumo tem como objetivo descrever as atividades desempenhadas no estágio de docência do curso de Mestrado em Engenharia Civil da Universidade de Pernambuco, desenvolvidas no primeiro semestre de 2018 nas disciplinas de Recuperação Estrutural e Patologia das Edificações, com assuntos relacionados a durabilidade dos materiais, manifestações patológicas e ensaios em concretos. De acordo com Tutikian & Pacheco (2013), o surgimento de problemas patológicos em uma estrutura está relacionado a diversos fatores como, por exemplo, a má qualidade dos materiais empregados, falta de manutenção preventiva, ação de intempéries, uso incorreto da edificação, que acabam por desencadear em anomalias na edificação. Dessa forma, tem-se a necessidade de conhecer os agentes agressivos que a estrutura de concreto está exposta e através de inspeções e ensaios chegar a um diagnóstico que determinará as medidas intervencionistas. A fim de demonstrar como são executados alguns ensaios que auxiliam na verificação de possível ocorrência de manifestações patológicas no concreto, foram executados os seguintes ensaios: Profundidade de Carbonatação e Verificação da Contaminação por Íons Cloretos, regidos pelas normas internacionais RILEM CPC-18 (1988) e UNI 7928 (1978), respectivamente; assim como também os ensaios de Verificação da Velocidade de Propagação de Ondas Ultrassônicas, Esclerometria e Potencial de Corrosão todos regulamentados pelas normas Brasileiras: NBR 8802 (2013), NBR 7584 (2012) e NBR 9204 (2012), respectivamente. Através desses ensaios foi possível analisar a qualidade do concreto ensaiado, e a possível ocorrência de carbonatação e íons cloretos, bem como a corrosão de armaduras. Dessa forma, as aulas e atividades ministradas durante o estágio de docência contribuíram para o aprendizado teórico e prático dos alunos de graduação, assim como também, para a experiência acadêmica do mestrando, permitindo assim, uma maior interação com os estudantes e com os métodos didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 8802. Determinação da velocidade de propagação de ondas ultrassônicas - procedimentos. Rio de Janeiro, 2013.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7584. Avaliação da dureza superficial pelo esclerômetro de reflexão - procedimentos. Rio de Janeiro, 2012.

RILEM RECOMENDATIONS. CPC 18. Measurement of hardened concrete carbonation depth,1988.

UNI. Italian Standard 7928. Determination of Chloride Ion Penetration. Roma, 1978.

TUTIKIAN, B; PACHECO, M. Inspección, Dianóstico y Prognóstico em la construcción Civil. Revista Alconpat. Mérida, México, 2013.