Tecnologias emergentes: estudo exploratório de inspeção de manifestações patológicas de fachadas utilizando veículo aéreo não tripulado (VANT)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

José Maria de Moura Júnior Moura Moura
Alberto Casado Lordsleem Júnior Lordsleem Lordsleem

Resumo

A ocorrência de manifestações patológicas em edificações é resultante, em grande parte, da adoção de procedimentos de execução inadequados, do não atendimento das recomendações da normalização e das falhas nas especificações de projeto e dos materiais (THOMAZ, 1989; COSTA E SILVA, 2008; RIBEIRO, 2014). Particularmente, as manifestações patológicas das fachadas assumem destacada importância em função do risco à segurança e a perda de desempenho do edifício, já que respondem também pelos aspectos relativos ao conforto, à higiene e à saúde (CEOTTO et al., 2005; COSTA E SILVA, 2008). Para os propósitos deste projeto de pesquisa, busca-se associar a realização da inspeção de fachadas com o emprego de drone ou veículo aéreo não tripulado (VANT) ou, no original, Unmanned Aerial Vehicle (UAV), com o intuito de verificar a viabilidade de sua utilização, visto que a mesma ainda é pouco difundida no Brasil. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) define VANT, ou drone, como uma “Aeronave projetada para operar sem piloto a bordo e que não seja utilizada para fins meramente recreativos” (ANAC, 2012, p. 3). Na construção civil, o seu uso ainda é limitado (COSTA; MELO, 2015), embora perceba-se que o VANT pode ser utilizado de maneiras variadas e, com o desenvolvimento cada vez maior da tecnologia aliada a outros tipos de câmeras e sensores, permite o acesso a locais antes inacessíveis ao ser humano e a outras tecnologias (EMELIANOV et al., 2014). Utilizou-se a metodologia PRISMA, Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses. A pesquisa foi realizada através de palavras chave, ocasionando 10949 possíveis artigos. Após um processo de filtragem, gerou-se, por fim, um total de 5 artigos. Os artigos selecionados para estudo foram encontrados no Portal de Periódicos CAPES (Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior). Uma pesquisa exploratória foi realizada para caracterizar o panorama atual das empresas de drone na cidade de Recife, Pernambuco, onde, por meio de questionários e entrevistas, os equipamentos, recursos e serviços utilizados por cada uma das companhias foram analisados. Voos de testes foram realizados no Instituto de Inovação Tecnológica (IIT), localizado no Parqtel, com o objetivo de capturar imagens do prédio para processamento de dados. As imagens capturadas geraram uma nuvem de pontos através do software Agisoft, onde foi possível criar um ortomosaico para cada fachada e um modelo 3D do prédio completo. Por fim, está sendo feito uma análise dos dados e validação dos resultados. Objetiva-se, desta forma, verificar patologias de fachadas a partir das informações obtidas com o VANT, tanto em modelo 2D, como em modelo 3D.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil

Referências

BRASIL. Agência Nacional de Aviação Civil. RBAC-E nº 94. Resolução n. 419, de 2 de maio de 2017 Requisitos gerais para aeronaves não tripuladas de uso civil. Brasília, DF, v. 1, p. 26.

MELO, R. R. S.; COSTA, D. B. Uso de veículo aéreo não tripulado (VANT) para inspeção de logística em canteiros de obra. SIBRAGEC-ELAGEC, outubro 2015. São Carlos, p. 674. Anais…

EMELIANOV, S.; BULGAKOW, A., SAYFEDDINE, D. Aerial laser inspection of buildings facades using quadrotor. Creative Construction Conference, Feb. 2014. Prague. p. 6.