Rede Neural Piramidal com restrição de pesos não-negativos para aprendizagem por partes de padrões visuais

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Milla Silva Alcoforado Ferro
Bruno José Torres Fernandes

Resumo

LIPNet (FERNANDES, 2013) é um tipo de RNA piramidal que utiliza em sua arquitetura os conceitos de aprendizagem profunda e campos receptivos e inibitórios. Segundo Chorowski e Zurada (2015), o aprendizado por partes obtido através da incorporação da não-negatividade pode fazer com que esta rede obtenha uma melhor interpretação dos padrões apresentados a ela.  O objetivo deste projeto é analisar o efeito do aprendizado por partes, através da restrição não-negativa de pesos na LIPNet, para o reconhecimento de padrões visuais.  Para realizar a implementação da restrição dos pesos na rede, foi utilizado o Particle Swarm Optimization (PSO), o qual já demonstrou ser eficaz para otimizar a LIPNet (SOARES et al, 2014). Um modelo para visualização do aprendizado da rede também foi implementado. Em seguida, foram escolhidas duas bases de imagens de faces para a realização dos experimentos comparando o desempenho da rede com e sem a restrição não-negativa para os problemas de reconhecimento de faces e de gênero. O desenvolvimento deste projeto influenciou positivamente no aprendizado da LIPNet pois esta conseguiu alcançar boas taxas de classificação e também melhorar sua interpretação dos padrões. A rede neural foi capaz de focar em partes simples e importantes que representam uma face. Além disso, uma nova contribuição para a literatura foi o desenvolvimento de um modelo de visualização do aprendizado da rede. A criação de modelos de RNAs que se aproximem mais do funcionamento do cérebro humano pode contribuir para a resolução de importantes problemas de visão computacional. Palavras-chave: LIPNet; Não-negatividade; PSO; Rede Neural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia da Computação e Sistemas

Referências

CHOROWSKI, J.; ZURADA, J. Learning Understandable Neural Networks With Nonnegative Weight Constraints. Neural Networks and Learning Systems, IEEE Transactions, 2015.

FERNANDES, B. Redes Neurais com Extração Implícita de Características para Reconhecimento de Padres Visuais. Tese de Doutorado. Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2013.

SOARES, A.; FERNANDES, B.; BASTOS-FILHO, C. Lateral Inhibition
Pyramidal Neural Networks Designed by Particle Swarm Optimization. Artificial Neural Networks and Machine Learning. ICANN, 2014.