Investigação da taxa de corrosão do Aço AISI 1020 com aplicação de inibidores orgânicos - Ano I

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Diego Pereira Medeiros
Lêda Cristina Da Silva
Lúcia de Fátima Lacerda Da Costa Pereira
Brenda Nascimento Felisardo Da Silva
Andrews Lopes Mariz Dantas

Resumo

A corrosão pode ser definida como o ataque destrutivo e não intencional sofrido por um metal, que normalmente começa na superfície do material. Estima-se que cerca de 5% da receita de um país industrializado são gastos na prevenção da corrosão e na manutenção ou na substituição de produtos perdidos ou contaminados como resultado das reações de corrosão (MAIA et al., 2015). Em decorrência disso, a pesquisa com inibidores de corrosão representa uma área de extrema importância para aplicação nos diversos ramos das engenharias, em que  tais inibidores podem controlar as reações eletroquímicas a partir da formação de películas protetoras sobre áreas anódicas e catódicas do material metálico (JAMBO e FÓFANO, 2008). O objetivo deste trabalho foi investigar o efeito anticorrosivo de dois inibidores do tipo orgânico, numa liga de ferro, Aço AISI 1020, em meio aquoso, ácido e salino, utilizando placas estudadas no Departamento de Química Fundamental (UFPE). A metodologia foi dividida em três etapas: preparação das placas metálicas; imersão das placas nas soluções aquosas (eletrólitos sintéticos); determinação da perda de massa e da taxa de corrosão. Os experimentos foram realizados em triplicata. Na preparação das placas, elas eram lixadas manualmente com lixas de 100, 220, 360 e 1500 mesh, em seguida lavadas com água destilada e imersas em etanol anidro por 10 min para desengraxe e limpeza. Após esse procedimento as placas eram lavadas com água destilada e secadas com jato de ar seco, e depois pesadas em balança analítica. Após esse procedimento, as placas eram suspensas em fio de nylon a partir de um orifício, fixadas em um suporte de madeira e imersas nas soluções aquosas de HCl 1,0 M pelos tempos de 3, 6 e 9 horas, e de NaCl 0,6 M por 6 horas. Por fim, na determinação da perda de massa e cálculo da taxa de corrosão, após o tempo de imersão, as placas eram lavadas com água destilada, secadas com jato de ar quente, raspadas com uma espátula metálica e pesadas em balança analítica. Os resultados indicam uma Taxa de Corrosão (R) de 16,48 mm/ano para o meio ácido, enquanto que para o meio salino os resultados preliminares mostram um perda de massa média de 0,0030 g para o tempo de 6 h, que é bem mais baixa quando comparada com a obtida em ácido que foi de 0,1010 g. Este resultado indica uma ação mais corrosiva no meio ácido do que em meio salino, evidenciando uma dependência da corrosão do aço AISI 1020 que é uma liga de Ferro, com o pH do meio, devido à ação dos íons H1+ no meio (MAIA et al., 2015).  Palavras-chave:Aço AISI 1020; Inibidores de corrosão; Medidas gravimétricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Diego Pereira Medeiros, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO/ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO

DISCENTE DE ENGENHARIA CIVIL

Lêda Cristina Da Silva, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO/ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO

Interprofissional do Ensino Básico da Escola Politécnica de Pernambuco. Química Ambiental e Eletroquímica.

Lúcia de Fátima Lacerda Da Costa Pereira, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO/ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO

Interprofissional do Ensino Básico da Escola Politécnica de Pernambuco. Engenharia Civil e Corrosão.

Brenda Nascimento Felisardo Da Silva, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO/ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO

DISCENTE DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

Andrews Lopes Mariz Dantas, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO/ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO

DISCENTE DE ENGENHARIA CIVIL

Referências

AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS. ASTM G 01 – 03. Pennsylvania, 2004.

JAMBO, H. C. M.; FÓFANO, S. Corrosão – Fundamentos, monitoração e controle. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna LTDA, 2008.

MAIA, D. J.; SEGRE, N.; SCATIGNO, A. C.; STELLA, M. B. Experimento sobre a influência do pH na corrosão do ferro. Química Nova na Escola. v. 37, n. 1, p. 71-75, 2015.