Investigação das oportunidades e limitações, para a expansão da geração e uso da inovação tecnológica, para o desenvolvimento industrial sustentável e a preservação ambiental em Pernambuco.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Cibele Maiara Medeiros Correia
Wilson Sotero Dália da Silva

Resumo

O estudo trata de um levantamento das oportunidades e limitações com o intuito de expandir a geração e uso da inovação tecnológica, para o desenvolvimento industrial sustentável em Pernambuco, visando maior participação em Pesquisa e Inovação Industrial, por parte da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, através de seu curso de Engenharia Mecânica Industrial. Seguindo Vergara (2004), a metodologia aplicada nesta investigação é a pesquisa descritiva, junto com investigação de campo, para correlações entre variáveis e definição de sua natureza. Na coleta de dados realizaram-se revisões bibliográficas, com informações de órgãos e instituições de regulamentação e apoio à indústria pernambucana, além de participações em palestras. Um questionário com carta de apresentação e instruções para seu preenchimento, alertando sobre a garantia ao anonimato do respondente, foi distribuído para colaboradores diretos e indiretos da indústria naval, automotiva, de bens intermediários, de bens de consumo e de bens de capital, para prospectar necessidades, tendências, deficiências e barreiras à geração da inovação tecnológica. Do questionário em aplicação, com questões de respostas abertas e fechadas, os resultados já obtidos de 50 respondidos, num espaço amostral onde constam 60 entrevistados, têm-se que 56,50% e 31,03% dos questionados, consideram a interação do curso de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica com a indústria, rara ou inexistente, respectivamente. Também que 82,76% julgam de extrema relevância a pesquisa e a inovação tecnológica, para manter-se a competitividade industrial. Já 66,7% não têm conhecimento sobre patentes em seus locais de trabalho. Esses dados exibem a importância desse estudo, mapeando barreiras e soluções para a aproximação entre universidade e indústria, em prol da geração da inovação tecnológica sustentável. As informações, ora coletadas, sinalizam para uma adequação do currículo ofertado na Escola Politécnica, e com isso já se constata a necessidade de interação com o curso de Engenharia Mecânica, em favor do aproveitamento da produção do conhecimento gerado, e participação em pesquisa e inovação aplicada à indústria, com desenvolvimento sustentável. Dessa pesquisa de Iniciação Científica, ora em andamento, esperam-se conclusões para ações concretas que permitam maior aproximação entre o setor industrial e a Escola Politécnica de Pernambuco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Mecânica/Controle e Automação e Tecnologia da Energia
Biografia do Autor

Cibele Maiara Medeiros Correia, Universidade de Pernambuco

Estudante de Engenharia Mecânica, da Universidade de Pernnambuco.

Wilson Sotero Dália da Silva, Universidade de Pernambuco

Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (1982). Pós-Graduação em Administração de Empresas - Gestão Empresarial, pela Faculdade de Administração da Universidade de Pernambuco (1994). Mestrado acadêmico em Engenharia Mecânica - Materiais e Fabricação, pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Professor concursado, do quadro efetivo da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. Profissional com mais de 35 anos de atuação.Experiência em alta gestão de organizações públicas e privadas.Ênfase em gestão e desenvolvimento organizacional; planejamento estratégico; gestão de custos e perdas de produção; estudos de viabilidade técnica e econômica para produtos, processos e empreendimentos; gestão da produtividade e competitividade empresarial; cadeias produtivas sustentáveis; logística ; energias renováveis.

Referências

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisas em administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2004.