Investigação das oportunidades e limitações, para a expansão da geração e uso da inovação tecnológica, para o desenvolvimento industrial sustentável e a preservação ambiental em Pernambuco.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O estudo trata de um levantamento das oportunidades e limitações com o intuito de expandir a geração e uso da inovação tecnológica, para o desenvolvimento industrial sustentável em Pernambuco, visando maior participação em Pesquisa e Inovação Industrial, por parte da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, através de seu curso de Engenharia Mecânica Industrial. Seguindo Vergara (2004), a metodologia aplicada nesta investigação é a pesquisa descritiva, junto com investigação de campo, para correlações entre variáveis e definição de sua natureza. Na coleta de dados realizaram-se revisões bibliográficas, com informações de órgãos e instituições de regulamentação e apoio à indústria pernambucana, além de participações em palestras. Um questionário com carta de apresentação e instruções para seu preenchimento, alertando sobre a garantia ao anonimato do respondente, foi distribuído para colaboradores diretos e indiretos da indústria naval, automotiva, de bens intermediários, de bens de consumo e de bens de capital, para prospectar necessidades, tendências, deficiências e barreiras à geração da inovação tecnológica. Do questionário em aplicação, com questões de respostas abertas e fechadas, os resultados já obtidos de 50 respondidos, num espaço amostral onde constam 60 entrevistados, têm-se que 56,50% e 31,03% dos questionados, consideram a interação do curso de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica com a indústria, rara ou inexistente, respectivamente. Também que 82,76% julgam de extrema relevância a pesquisa e a inovação tecnológica, para manter-se a competitividade industrial. Já 66,7% não têm conhecimento sobre patentes em seus locais de trabalho. Esses dados exibem a importância desse estudo, mapeando barreiras e soluções para a aproximação entre universidade e indústria, em prol da geração da inovação tecnológica sustentável. As informações, ora coletadas, sinalizam para uma adequação do currículo ofertado na Escola Politécnica, e com isso já se constata a necessidade de interação com o curso de Engenharia Mecânica, em favor do aproveitamento da produção do conhecimento gerado, e participação em pesquisa e inovação aplicada à indústria, com desenvolvimento sustentável. Dessa pesquisa de Iniciação Científica, ora em andamento, esperam-se conclusões para ações concretas que permitam maior aproximação entre o setor industrial e a Escola Politécnica de Pernambuco.
Downloads
Não há dados estatísticos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Edição
Seção
Engenharia Mecânica/Controle e Automação e Tecnologia da Energia
Referências
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisas em administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2004.