Análise técnico-econômica da utilização de água de condensação proveniente de aparelhos condicionadores de ar para fins não potáveis na FCAP

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Amanda Prado
Simone Rosa
Anna Elis Paes Soares

Resumo

O reaproveitamento da água em edificações apresenta-se como uma das alternativas viáveis para o enfrentamento da escassez hídrica, podendo ser utilizada a água de condensação proveniente dos aparelhos de ar condicionado. Ademais, esta solução apresenta baixo custo e serve como opção para usos menos nobres (CALDAS; CAMBOIM, 2017). Dada a importância das Instituições de Ensino Superior (IES) como difusoras da transformação social, são essenciais os estudos e aplicações do sistema de reuso dentro dos próprios campi universitários (RODRIGUES, 2018). Diante desta problemática, o presente estudo tem por objetivo analisar técnica e economicamente a utilização da água de condensação proveniente de aparelhos de ar condicionado para fins de aproveitamento em lavagem de pisos e irrigação de áreas ajardinadas na Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco – FCAP. A metodologia iniciou com a caracterização física do local de estudo e a quantificação dos aparelhos de ar condicionado, com suas respectivas características. A segunda etapa consistiu na determinação da vazão de água condensada gerada pelos equipamentos, através da medição do volume com o auxílio de bombonas de 20L, em diferentes intervalos de tempo, horários e dias. Durante as coletas foram observados os dados referentes à umidade relativa do ar e temperatura diária, obtidos através do site do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A terceira etapa compreendeu o cálculo da demanda de água para limpeza e irrigação, através de entrevistas com os funcionários responsáveis por tais funções e da medição das áreas ajardinadas. Atualmente, a FCAP possui um total de 124 aparelhos de ar condicionado, cujas potências variam de 7000 a 36000 British Termal Unit (BTUs). A partir da realização das etapas posteriores, objetiva-se estimar a vazão diária de água de condensação produzida na FCAP, bem como sua relação com a umidade relativa do ar e a temperatura, a fim de analisar a viabilidade de sua utilização e a economia a ser gerada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil

Referências

CALDAS, J.; CAMBOIM, W. L. L. Aproveitamento da água dos aparelhos condicionadores de ar para fins não potáveis: avaliação da viabilidade de implantação em um bloco do UNIPÊ. Interscientia, v. 5, n. 1, p. 166-188, 2017.

RODRIGUES, S. C. Análise dos parâmetros de sustentabilidade em dois campi de universidades federais: UNIFESP e UFSCAR. 2018. 147f. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade na Gestão Ambiental) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2018.