Norma de Desempenho desencadeia uso do bloco cerâmico de 14 cm: produtividade e indicadores de perda de blocos e argamassa estabilizada

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rodolfo Bringel Pereira
Alberto Casado Lordsleem Jr

Resumo

Com a entrada em vigor da norma brasileira de desempenho NBR 15575 (ABNT, 2013), a indústria da construção civil tem buscado soluções para melhorar seus processos construtivos. Com isso, o emprego de materiais e componentes que melhor atendam às exigências tem evoluído, dentre eles estão os blocos cerâmicos da família 14x19x39 cm, que surge como alternativa para adequar o desempenho acústico das vedações verticais; e a argamassa estabilizada, caracterizada por Casali et al. (2018) por se manter funcional por até 72h graças a misturas estabilizadoras de hidratação e aditivos incorporadores de ar, na qual o uso mais recente em detrimento da produzida no canteiro ou ensacada industrialmente vem sendo corriqueiro. O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados dos indicadores da alvenaria de vedação quanto às perdas de blocos cerâmicos de 14 cm de largura, de argamassa estabilizada e de produtividade na elevação. A metodologia contemplou a definição dos indicadores, a coleta de dados em obra de edificação com 25 pavimentos e análise comparativa dos consumos real e de referência com levantamentos preliminares anteriores realizados na região. Os resultados mostraram perda média de blocos cerâmicos de 1,5% quando estes se encontravam no pavimento de aplicação; atingindo até 4,3% quando incluída a perda no transporte a partir do térreo. A perda de argamassa estabilizada variou entre 3,6% a 6,4%; enquanto, a produtividade semanal média de pedreiro foi 1,9 Hh/m². Segundo os dados do TCPO (2010), o índice de perda de blocos cerâmicos de 14 cm considerado em projeto é de 5%; enquanto a perda estimada de argamassas produzidas industrialmente deve ser de 20%; bem como a produtividade média de pedreiro é de 0,64 Hh/m². Diante do exposto, a produtividade foi o único aspecto que não se encontrava dentro do estimado pelo TCPO (2010). Em suma, notou-se que os principais fatores responsáveis pelas perdas de blocos cerâmicos são o transporte interno e o corte para adequação ao comprimento total da vedação; enquanto o mau manuseio e a sobre-espessura são as principais causas de desperdícios de argamassa estabilizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Rodolfo Bringel Pereira, Escola Politécnica de Pernambuco

Graduando em Engenharia Civil na Escola Politécnica de Pernambuco.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575. Rio de Janeiro, 2013.

CASALI, J. M. et al. Influence of cement type and water content on the fresh state properties of ready mix mortar. Ambiente Construído, [s.l.], v. 18, n. 2, p.33-52, abr. 2018. FapUNIFESP (SciELO).

TCPO. Tabelas de Composição de Preços para Orçamentos. 13. ed. São Paulo: Pini, 2010. ISBN 978-85-7266-201-7