Inovações tecnológicas em vedações verticais de edifícios: avaliação do desempenho acústico

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rodolfo Bringel Pereira
Alberto Casado Lordsleem Jr

Resumo

A atual cultura construtiva brasileira, em sua maior parte, é caracterizada por edifícios com vedações verticais compostas de blocos cerâmicos ou de concreto (MATOSKI; RIBEIRO, 2016). Porém, nos últimos anos, algumas inovações tecnológicas de vedação vêm ganhando espaço no setor da construção civil. Dentre elas, pode-se destacar o sistema drywall e a parede maciça de concreto. O drywall consiste em uma estrutura de aço galvanizado e painéis de gesso acartonado preenchidos por material de enchimento ou não (DOS ANJOS; TEXEIRA, 2017); enquanto, a parede maciça de concreto é moldada “in loco” e já consta com as instalações hidráulicas e elétricas embutidas durante a execução da concretagem. No Brasil, as diretrizes e avaliações técnicas destas tecnologias inovadoras são baseadas na norma de desempenho NBR 15575 (ABNT, 2013), que define os requisitos mínimos para a execução de um edifício habitacional e suas partes. O presente trabalho apresenta uma revisão sistemática baseada nas diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analyses (PRISMA) (LIBERATI et al, 2009), utilizando como bases de dados o Banco de Teses e Dissertações da CAPES e SciELO, que resultou em um total de 14 materiais acadêmicos selecionados após aplicados os critérios de inclusão e elegibilidade. Dentre as obras analisadas, além do estudo de critérios nacionais e internacionais admitidos para o desempenho acústico, 14,3% das vedações não atendiam aos limites mínimos, enquanto 76,2% obtiveram apenas a classificação mínima estabelecida NBR 15575 (ABNT, 2013). Dentro dessa perspectiva, conclui-se que ainda não há um completo domínio sobre as melhores práticas na execução de vedações em drywall e parede de concreto moldada “in loco” no que se refere ao desempenho acústico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Rodolfo Bringel Pereira, Escola Politécnica de Pernambuco

Graduando em Engenharia Civil na Escola Politécnica de Pernambuco.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575. Edificações habitacionais – Desempenho. Rio de Janeiro, 2013.

DOS ANJOS, A. P. S.; TEIXEIRA, T. M. Racionalização da estrutura com a utilização do drywall. Revista Técnico-Científica, v. 1, n. 2, 2017.

LIBERATI, Alessandro et al. The PRISMA statement for reporting systematic reviews and meta-analyses of studies that evaluate health care interventions: explanation and elaboration. Annals of internal medicine, v.151, n.4, p.w-65-w-94, 2009.

MATOSKI, A.; RIBEIRO, R. S. Evaluation of the acoustic performance of a modular construction system: Case study. Applied Acoustics. Curitiba, p. 105-112. 04 jan. 2016.