Projeto Padrinhos: monitoramento acadêmico do estudante ingressante em engenharia da POLI/UPE

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Matheus Henrique Torres
Anna Lúcia Miranda Costa
Marina Pimentel De Andrade Pereira
Mariana Silva Furtado
Paulo Guilherme Silva Albuquerque

Resumo

Este resumo apresenta o Projeto Padrinhos em sua versão externa que, mesmo reconhecendo a diversidade de fatores que provocam a manutenção dos elevados índices de retenção e abandono nos cursos de engenharia da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, se propõem a contribuir com a minimização dos respectivos índices. Segundo os estudos de Jiménez (2000), a atividade acadêmica é um fator que não somente depende de atitudes e motivações dos alunos, mas também de variáveis associadas como o entorno familiar, a concepção do docente, a relação do professor-aluno, etc. Nesse contexto, o Projeto Padrinhos mantém seu foco em aproximar e estreitar relações entre estudantes, gestores e professores do Ensino Médio de discentes, coordenadores e professores universitários. Uma série de ações específicas é desenvolvida pelo Projeto, objetivando minimizar o impacto sofrido pelo aluno ingressante no curso de Engenharia. A primeira etapa consiste na realização da parceria com escolas da rede públicas participantes em conjunto com a Secretaria Estadual de Educação. Isto posto, realizam-se as visitas programadas à essas escolas, onde ocorre o desenvolvimento de uma série de atividades: seminários, roda de conversa, preenchimento de um questionário para identificação do perfil dos estudantes e um minicurso de matemática básica. Tudo pensado para que os alunos destas escolas se sintam confortáveis para ‘tirar’ dúvidas acerca da rotina universitária e/ou sobre os cursos. Na última etapa do Projeto, programada para o mês de outubro do corrente ano, receberemos estes alunos em uma visita técnica numa ação chamada de Expo Poli, proporcionando um maior engajamento com o ambiente universitário (apresentação dos laboratórios pelos respectivos coordenadores). O Projeto Padrinhos na versão 2018 apresenta os seguintes resultados das etapas vivenciadas até o presente momento: a renovação da relação com a Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco firmando a parceria com as duas escolas de referências; realização das visitas programadas às escolas (19 alunos participantes do EREM de Olinda; e o número estimado de 30 alunos do EREM Augusto Severo); adoção de 19 pretensos candidatos aos cursos de engenharia; participação de 16 alunos no minicurso de matemática básica. Em sua 5º versão, o Projeto Padrinhos se consolida enquanto estratégia pedagógica exitosa na formação do protagonismo do aluno veterano, em todas as etapas do Projeto, desenvolvendo nesses alunos diferentes habilidades e capacidades.Palavras-chave: Reprovação e abandono; Estudantes ingressantes; Adaptação ao contexto universitário; Estratégia Pedagógica.

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Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)

Referências

JIMÉNEZ, M. Competencia social: intervención preventiva en la escuela. Infancia y sociedad. Universidad de Alicante, [S.l.], v. 24, p. 21-48, 2000. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/259442484_Competencia_social_intervencion_preventiva_en_la_escuela. Acesso em 10/08/2018.