O uso de agregado reciclado da construção civil para utilização em sistema de cobertura final de aterros sanitários

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Elivelthon Carlos do Nascimento
Kalinny Patrícia Vaz Lafayette

Resumo

A Indústria da Construção Civil é reconhecida como uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento econômico e social de um país. Em contrapartida, ela é responsável por inúmeros impactos ambientais, chegando a consumir cerca de 20% a 50% dos recursos naturais do planeta (BRASILEIRO; MATOS, 2015). Um desses impactos é a forte geração de Resíduos da Construção e Demolição (RCD), que quando dispostos em locais irregulares podem causar inundações ocasionadas pelo estreitamento das margens de rios, poluição das águas e solos, além da indução à deposição de outros tipos de rejeitos que são atrativos para vetores de doenças (IKAU et al., 2016). Entretanto, estes resíduos apresentam grande potencial de reciclagem, podendo ser utilizados em obras geotécnicas quando associados. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo avaliar o uso de RCD em sistema de cobertura de aterros sanitários. Para isso, foi utilizado um solo obtido de uma encosta localizada na Ilha de Itamaracá-PE e misturados com 10%, 30% e 50 % de RCD. O programa de investigação contou com a coleta e preparação das amostras, caracterização física e mecânica, a fim de avaliar o seu uso em sistemas de cobertura de aterros sanitários. Nos ensaios de caracterização física, o solo foi classificado com uma argila de alta plasticidade enquanto o RCD, um material arenoso. As análises granulométricas mostraram que a adição de RCD nas misturas ocasionou a diminuição do teor de finos do solo até chegar a uma argila medianamente plástica, resultados esses, confirmados nos ensaios de Limites de Atterberg. As curvas de compactação mostraram um aumento do peso específico máximo e diminuição da umidade ótima conforme o acréscimo do teor de resíduo. A condutividade hidráulica saturada do solo foi da ordem de 10-9 m/s, enquanto que mistura de agregado reciclado em 50% esse valor foi de 10-6 m/s. As curvas de compactação mostraram um aumento do peso específico máximo e diminuição da umidade ótima conforme o acréscimo do teor de resíduo. Os parâmetros de resistência à compressão simples das misturas foram superiores à resistência máxima do solo, tendo alcançado o seu maior valor na mistura de 30%. Desta forma, conclui-se que mistura solo-RCD é viável para utilização em sistemas de cobertura de aterros sanitários, sendo o solo compatível com o uso na função de barreira hidráulica, podendo ser utilizado em camadas convencionais, enquanto a mistura de 50% pode ser utilizada como camada de proteção ou camada de fundação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil

Referências

BRASILEIRO, L. L.; MATOS, J. M. E. Revisão bibliográfica: reutilização de resíduos da construção e demolição na indústria da construção civil. Cerâmica, [s.l.], v. 61, n. 358, p.178-189, jun. 2015.

IKAU, R; JOSEPH, C, TAWIE, R. (2016) Factors influencing waste generation in the construction industry in Malaysia. Procedia – Social and Behavioral Sciences 234: 11-18. 2016.