Implementação de um polegar acionado hidrualicamente para a prótese de mão Poli hand

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Vitor Cordeiro Linhares Leonardo
Francisco Alves Milfont Gilfran
Luis Gómez Malagón Arturo

Resumo

A perda de um membro é percebida como um dano que impacta de forma contundente na vida do amputado, limitando sua capacidade laboral, suas atividades do dia a dia, além das suas relações sociais. Estes efeitos podem ser mitigados através do provimento de próteses, que possam devolver alguma funcionalidade para as atividades do amputado (CORDELLA et al., 2016). Foi desenvolvido na Escola Politécnica de Pernambuco - UPE, um novo conceito de prótese de mão, destinada a pacientes com amputação de membro superior, que apresenta funcionalidade, estética, baixa massa e baixo custo, que pode ser suportada pelo serviço público de saúde, em substituição às atuais próteses ofertadas (MILFONT; GÓMEZ-MALAGÓN, 2017). Trata-se de uma prótese de mão hidráulica, denominada Mão da POLI (ou POLI HAND). A Mão da POLI tem os dedos de número 2 ao 5 acionados hidraulicamente, porém o dedo 1 (polegar) é acionado por um sistema eletromecânico, o que restringe sua utilização em ambientes molhados. Portanto, o objetivo deste trabalho é a implementação, na Mão da POLI, de um polegar acionado hidraulicamente. Para tanto, foi utilizada a metodologia para desenvolvimento de produtos (PDP), a qual consiste na definição dos requisitos, proposta de projeto básico, análise de soluções e projeto detalhado (BACK et al., 2008). Foram utilizadas ferramentas Computer Aided Design (CAD) e Computer Aided Engineering (CAE), para modelagem e prototipagem virtual 3D e para simulação dinâmica, como também para a determinação das tensões e deformações, verificação e coleta das propriedades de inércia e de massa. O protótipo físico foi construído por meio de prototipagem rápida, utilizando uma impressora 3D. O mesmo circuito eletrônico, utilizado atualmente para controle da Mão da POLI, é utilizado para controle do novo protótipo. Espera-se, com esta melhoria, permitir a utilização da prótese em ambientes molhados e, até mesmo, a sua imersão em líquidos, o que irá ampliar as possibilidades de sua utilização e facilitará a sua higienização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Mecânica/Controle e Automação e Tecnologia da Energia
Biografia do Autor

Vitor Cordeiro Linhares Leonardo, Universidade de Pernambuco

Engenharia Mecânica Industrial

Francisco Alves Milfont Gilfran, Universidade de Pernambuco

Engenharia Mecânica Industrial

Luis Gómez Malagón Arturo, Universidade de Pernambuco

Engenharia Mecânica Industrial

Referências

BACK, N. et al. Projeto integrado de produtos: planejamento, concepção e modelagem. Barueri: Malone, p. 435-482, 2008.

CORDELLA, F. et al. Literature review on needs of upper limb prosthesis users. Frontiers in neuroscience, Frontiers Media SA, v. 10, 2016.

MILFONT, F. G. A.; GÓMEZ-MALAGÓN, L. A. Mão da Poli: prótese de mão hidráulica, de massa reduzida e baixo custo. Recife, PE. Universidade de Pernambuco - UPE, 2017.