Projeto Padrinhos: Compromisso Social da POLI/UPE Face os Desafios Acadêmicos na Atualidade.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Felipe Rogério de Siqueira Silva
Rafael Assis Rodrigues de Araujo
Anna Lúcia Miranda COSTA

Resumo

O Projeto Padrinhos: Compromisso Social da POLI/UPE Face os Desafios Acadêmicos na Atualidade objetiva: reafirmar o compromisso social da POLI/UPE ao estreitar relações entre a Instituição e escolas de Ensino Médio; direcionar a trajetória do candidato ao curso universitário antes mesmo de sua entrada na instituição e promover uma efetiva adaptação do estudante ingressante ao cotidiano acadêmico universitário. Em 2015, o Projeto vivencia sua 2ª edição na versão externa e define como procedimento metodológico: a indicação de três escolas de Ensino Médio como parceiras; realização de seminários para identificado do quantitativo de candidatos aos cursos de engenharia; promoção de visita técnica à POLI e realização de Rodas de Conversa. A partir desta fase, os estudantes do Ensino Médio se integram a uma rede social e são adotados virtualmente para que a Equipe de Coordenação do Projeto possa acompanhá-los durante o processo de ingresso a UPE. Em sua versão interna, o Projeto vivencia sua 8ª edição no período letivo 2015.2 e contabiliza 236 ingressantes adotados dos 246 que entraram na POLI neste período. Desde sua criação em 2012 até o momento, foram 1.097 estudantes adotados afetivamente pelo igual número de veteranos. O Projeto busca como resultado primeiro a melhoria do desempenho acadêmico dos ingressantes nas disciplinas do Ciclo Básico, com um maior destaque para Cálculo Diferencial, Geometria Analítica e Física. No entanto, reconhece que uma acolhida efetiva e afetiva (caráter social defendido pelo Projeto Padrinhos) resultará na promoção de um significativo percurso acadêmico e na formação de um profissional mais humanizado, crítico, proativo e inovador. É com esta expectativa que o Projeto Padrinhos nomeia estudantes veteranos para assumir as funções de: Coordenação de Monitoramento; Coordenação dos Padrinhos/Madrinhas e de Padrinhos/Madrinhas. Com essa iniciativa, estimula o protagonismo social ao oportunizar momentos de integração e colaboração ao mesmo tempo em que promove uma autoavaliação.Palavras-chave: Desafios Acadêmicos, Universitários Ingressantes; Desempenho Acadêmico; Protagonismo Estudantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)

Referências

ANDRÉ, M. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 2005

MARTINCOWSKI, T.M. A inserção do aluno iniciante de graduação no universo autoral: a leitura interpretativa e a formação de arquivos. Cadernos da Pedagogia. São Carlos, Ano 6 v. 6 n. 12, p. 129-140, jan-jun 2013 ISSN: 1982-4440

TEXEIRA, M. A. P. DIAS, A.C.G. WOTTRICH, S. OLIVEIRA, A. Adaptação à universidade em jovens calouros. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). V.12 N.01 jan-jun 2008 pag.85-202 Disponível em http://www.scielo.br/pdf/pee/v12n1/v12n1a13.pdf. Acesso em 03/04/2014.