Identificação e aplicação de estratégias para consolidação do plano de gerenciamento de resíduos sólidos em instituições de ensino superior: pesquisa-ação na Escola Politécnica de Pernambuco

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Cleber Veras Pacheco da Silva
Emília Rahnemay Kohlman Rabbani
Barbara Virginia Pereira Cavalcanti
Pablo Roberto Melo de Oliveira

Resumo

Entre as questões de maior importância para manter a qualidade do meio ambiente e lograr o desenvolvimento sustentável, encontra-se, certamente a gestão ambientalmente racional dos resíduos (JURAS, 2012). Desse modo, seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituídas pela Lei nº 12.305 (BRASIL, 2010), que exige que as pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, responsáveis pela geração de resíduos sólidos (RS) desenvolvam ações relacionadas ao gerenciamento dos mesmos, surge a necessidade da realização de um diagnóstico para identificar em qual situação se encontra a gestão de RS na Escola Politécnica de Pernambuco POLI-UPE e posteriormente propor estratégias para estabelecer um plano de gestão eficaz para a instituição. Além do diagnóstico, que permite registrar e analisar o histórico de ações que foram desenvolvidas até então, a metodologia adotada consistiu em realizar um estudo dos planos de gerenciamento de resíduos sólidos (PGRS) de outras instituições de ensino superior, com a finalidade de identificar ações e políticas eficientes que serviram como aprendizado para a elaboração e aprimoramento do PGRS da instituição estudada, possibilitando o desenvolvimento de instrumentos para armazenamento e divulgação das ações ambientais realizadas para a comunidade acadêmica. Além de permitir a estruturação de planos de gerenciamento de RS de curto, médio e longo prazo, com aplicação de estratégias específicas. O diagnóstico também possibilitou identificar questões recorrentes que têm dificultado o bom andamento da gestão e acabam servindo de aprendizado para a criação de um plano eficiente, como a carência de um funcionário responsável pela implantação; acompanhamento e atualização periódica do PGRS na instituição; necessidade de uma cláusula nos contratos dos funcionários de limpeza, exigindo a separação e descarte adequados dos RS gerados na POLI; treinamento periódico dos funcionários da área de limpeza, além da necessidade de estabelecer contato com cooperativas para ampliar os vínculos para destinação dos RS. Logo, vem sendo feita a reestruturação do plano com a finalidade de consolidá-lo, além da realização de campanhas de educação ambiental, visto que para o problema ser de fato solucionado é fundamental a conscientização da comunidade acadêmica. Constata-se ainda a necessidade da criação de um grupo de trabalho formado por professores, funcionários e alunos para consulta e acompanhamento da implantação do PGRS, ajudando a avaliar o plano, guiar novos passos e delinear diretrizes claras de ação que sejam amplamente divulgadas para a comunidade.Palavras-chave: Gerenciamento de resíduos; Legislação; Educação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil

Referências

BRASIL. Lei Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Diário Oficial da União, Brasília-DF3 ago. 2010. Seção 1.
JURAS, I. da A. G. M. Legislação sobre resíduos sólidos: comparação da Lei nº 12.305/2010 com a legislação de países desenvolvidos. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2012.