Extração de Características e Classificação de Assinaturas Manuscritas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Danilo Simplicio da Rocha
Byron Leite Dantas Bezerra

Resumo

Dentro das características biométricas utilizadas como identificador de um indivíduo, a assinatura manuscrita trata-se de uma abordagem comportamental, e até mesmo cultural, ou seja, não possui relação anatômica com seu autor. Por conseguinte, poderão existir variações intrapessoal entre subscrições de um mesmo mentor, semelhanças caligráficas entre diferentes sujeitos e tentativas de fraudes que podem levar técnicos forense experientes à indecisão ou ao erro. Diante da subjetividade em verificar a autenticidade de uma assinatura, o emprego de técnicas computacionais tem se mostrado bastante eficiente, no entanto precisam ser cada vez mais aperfeiçoadas, a fim de aumentar o nível de confiabilidade em cenários práticos de uso. Este projeto de iniciação científica integra um amplo programa de pesquisa na área de reconhecimento de escrita, cuja finalidade é desenvolver, ou aperfeiçoar algoritmos de extração de características e classificação de uma determinada assinatura contida em um documento. Inicialmente, foram criadas três bases de dados, na primeira foram tratadas assinaturas contidas em um repositório de cheques nacionais (pertencentes à cerca de quatro mil pessoas distintas), a segunda implicou  na produção de assinaturas forjadas de cada autor presente no dataset (italian e beglan) da competição internacional Sigwicomp (2015), já a última, corresponde na confecção de réplicas, em formato digital, de documentos oficiais nacionais (RG, CNH, título de eleitor) e um suposto cheque, utilizando novamente os arquivos disponibilizados pela Sigwicomp. As bases descritas foram obtidas de forma off-line, isto é, sem ter o conhecimento dos movimentos necessários para que a assinatura fosse completada. Contudo, surgiu a necessidade de compreender esses passos, para tal fim, foi desenvolvida uma ferramenta (destinados a computadores que utilizam sistema operacional Windows, conectados à uma mesa digitalizadora Wacom modelo STU-530) que captura características crucias no processo de produção de uma assinatura manuscrita. As atividades desenvolvidas até o momento, são fundamentais para as etapas posteriores do projeto, que consistirá em extrair as propriedades das assinaturas off-line, confrontá-las com as informações obtidas de forma dinâmica, e em seguida classifica-las; para este fim, existem diversas técnicas consagradas, tais quais, Redes Neurais Artificiais, HMM, SVM, DTW, além de modelos híbridos (junção de uma ou mais técnicas).  Palavras-chave: Verificação de assinatura; Reconhecimento de padrões; Biometria; Processamento de imagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia da Computação e Sistemas

Referências

PIRLO, G.; IMPEDOVO D. Verification of Static Signatures by Optical Flow Analysis. In: IEEE Transactions On Human-Machine Systems, VOL. 43, NO. 5, Setembro 2013.

PIRLO, G.; IMPEDOVO D. A Cosine similarity for analysis and verification of static signatures. In: IET Biometrics, 2013, www.ietdl.org.

IMPEDOVO D. ; PIRLO, G.; RUSSO M. Recent Advances in Offline Signature Identification. In: 14th International Conference on Frontiers in Handwriting Recognition, 2014.