Experiência no ensino da disciplina Arquitetura no curso de Engenharia Civil - Monitoria

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Lívia Carina Abílio de Souza Silva
Bianca Maria Vasconcelos
Monoel Lopes da Silva Neto

Resumo

O presente trabalho apresenta a experiência da monitoria na disciplina de Arquitetura, no curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, no primeiro semestre de 2018. A monitoria teve como objetivo ampliar os conhecimentos técnicos e didáticos dos monitores e auxiliar os discentes nas tarefas da disciplina, assim como contribuir para o aprimoramento do plano de aula e a superar as dificuldades que ocorrem no processo de ensino-aprendizagem. O planejamento das atividades dos monitores foi estruturado conjuntamente com a professora, destacando atividades como: (a) ministrar uma aula sobre um dos conteúdos da disciplina sob a supervisão da professora, (b) resolver e tirar dúvidas de exercícios práticos desenvolvidos em sala de aula, e (c) auxiliar nos assessoramentos técnicos realizados durante o desenvolvimento de projetos arquitetônicos. ­Para a aula ministrada (a), foi escolhido o tema ‘História da Arquitetura’, com ênfase na Arquitetura Moderna e Contemporânea. Para a preparação, o material da disciplina foi disponibilizado e o assunto discutido com a professora. Em relação aos exercícios práticos desenvolvidos em sala de aula (b), coube aos monitores, o papel de orientar os alunos a resolver os exercícios, bem como, sanar as dúvidas relacionadas, e principalmente, mostrar a importância da realização desses exercícios na elaboração de um projeto de arquitetura. Nas atividades de projeto (c), de início, foi proposto para os alunos, a elaboração de um projeto de uma casa unifamiliar, e posteriormente, um projeto residencial multifamiliar Nessa atividade, juntamente com a professora, os monitores prestavam assessoramentos técnicos, a fim de esclarecer aspectos condicionantes e determinantes em um projeto de arquitetura, como  a funcionalidade e setorização dos ambientes, as normas técnicas, os aspectos plásticos das obras, as pranchas que devem compor um projeto de arquitetura, a utilização de ferramentas BIM para elaboração do projeto, dentre outros. Diante dessas atividades, o trabalho de monitoria exigiu o domínio do conteúdo da disciplina, o desenvolvimento da capacidade de transmissão do conteúdo da disciplina, habilidade nos procedimentos didáticos adotados pela professora e capacidade para motivar o aluno no processo de aprendizagem da disciplina. A metodologia da disciplina contribuiu para a troca de conhecimentos e para o estreitamento de vínculos entre a professora, os monitores e os alunos, contribuindo de forma positiva no desempenho das turmas e no crescimento profissional dos monitores. Por fim, o desenvolvimento das atividades, as relações que se estabeleceram, os desafios cotidianos e as dificuldades compartilhadas foram experiências enriquecedoras para a trajetória acadêmica, pessoal e profissional dos monitores, e exerceram o papel de preparação para novas experiências dentro e fora da sala de aula.

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Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Bianca Maria Vasconcelos

Universidade de Pernambuco-UPE