UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE NA GESTÃO DA EQUIPE TENPEST AERODESIGN

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Gildo Farias Moares
Francisco Gilfran Milfont
Moisés Chagas Oliveira

Resumo

A equipe Tenpest Aerodesign é um projeto de extensão da POLI-UPE, que tem como objetivo final a construção de uma aeronave não tripulada para participar da competição anual da SAE BRASIL Aerodesign. Durante o ano de 2018, a equipe implantou novos métodos de gerenciamento de projeto e de equipe, buscando a otimização dos seus processos como um todo. Para tanto, lançou mão de ferramentas da qualidade. O primeiro passo foi elaborar a matriz SWOT para identificar seus pontos fortes e fracos, além das oportunidades e ameaças. A partir da identificação dessas características, utilizou-se da técnica do brainstorming com a finalidade de gerar ideias construtivas, criativas e inovadoras para análise e solução dos problemas identificados. Para prevenir falhas e analisar os riscos dos processos, utilizou-se da ferramenta Failure Mode and Effect Analysis (FMEA), que consiste em um método sistematizado de análise de projeto, para identificar as falhas potenciais e seus efeitos sobre o sistema, possibilitando a tomada de ações que venham a reduzir, ou mesmo eliminar, a probabilidade de suas ocorrências. Com a finalidade de promover a melhoria contínua dos seus processos, a equipe adotou o ciclo PDCA (Plan – Do – Check - Action), buscando definir a causa fundamental de problemas e eliminá-los. Com a aplicação dessas ferramentas da qualidade, foi possível observar uma melhoria significativa nos processos da equipe, que pôde atingir suas metas no desenvolvimento do projeto da aeronave para a competição SAE Brasil 2018, minimizando as possibilidades de falhas, o que confere mais qualidade e confiabilidade no produto final.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Mecânica/Controle e Automação e Tecnologia da Energia
Biografia do Autor

Gildo Farias Moares, Universidade de Pernambuco - Escola Politécnica de Pernambuco (POLI)

Capitão Equipe Tenpest Aerodesign - UPE

Francisco Gilfran Milfont, Universidade de Pernambuco - Escola Politécnica de Pernambuco (POLI)

COORDENADOR DE MECÂNICA INDUSTRIAL, PROFESSOR E ORIENTADOR DO PROJETO TENPEST AERODESIGN

Moisés Chagas Oliveira, Universidade de Pernambuco - Escola Politécnica de Pernambuco (POLI)

Aluno e Integrante da Equipe Tenpest Aerodesign

Referências

CALOBA, G., KLAES, M. Gerenciamento de Projetos com PDCA. 1ed, Rio de Janeiro, Alta Books, 2016.
FERNANDES, Isac Gabriel Martins et al. Planejamento estratégico: análise SWOT. Revista Conexão Eletrônica das Faculdades Integradas de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, v. 8, n. 01, 2015..
LUCINDA, Marco Antônio. Qualidade-Fundamentos e Práticas. Rio de Janeiro, Brasport, 2010. STAMATIS, Dean H. Failure mode and effect analysis: FMEA from theory to execution. Milwaukee, ASQ Quality Press, 2003.