Contribuições da Monitoria na Disciplina de Mecânica 1

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Júlia de Medeiros Santiago Ramos
Caio Vinícius Pinheiro Vital
Luis Arturo Gómez-Malagón
João Victor Menezes de Albuquerque Germano

Resumo

Os elevados índices de reprovações nas disciplinas do ciclo básico nos cursos de engenharia podem ser explicados por alguns problemas no processo ensino-aprendizagem: falta de interesse e ausência de base do ensino médio (parte dos discentes) e metodologia e relação professor-aluno insatisfatórias (parte dos docentes). A atividade de monitoria resulta em ganhos para todos: discentes, oportunizando o aprofundamento de conhecimentos, maior domínio dos conteúdos e despertando interesse pela disciplina; monitores, desafiados a transmitir conhecimentos de forma clara e concisa, desenvolvendo habilidades de docência e senso de responsabilidade; e docente, com a facilitação da transmissão do conteúdo. Apesar da subutilização das monitorias por parte dos discentes representar dificuldade no processo (SOUZA; GOMES, 2015), as atividades têm capacidade de melhorar o desempenho dos estudantes, aumentando os índices de aprovação (VERAS; FERRAZ, 2017). Considerando que as dificuldades de aprendizado e reprovações figuram as principais causas de evasão nos cursos de engenharia, este trabalho objetiva aprimorar o ensino-aprendizagem através da monitoria na disciplina de Mecânica 1 no período 2018.1 na Escola Politécnica de Pernambuco. O processo teve início com a aclimatação à prática docente dos possíveis monitores, através do estímulo à resolução de questões no quadro durante as aulas. Após início das atividades, os monitores selecionados se empenharam em elucidar os conteúdos trabalhados, com foco na resolução de questões escolhidas visando a compreensão lógica do processo de solução. Adicionalmente, foram realizadas anotações complementares, assim como o acompanhamento individual dos discentes para contemplar questionamentos mais específicos, atendendo integralmente às necessidades dos estudantes. Ao término do semestre, foi realizado um levantamento de dados relacionados ao comparecimento dos discentes às atividades e desempenho, a fim de verificar a influência da monitoria sobre os resultados finais. Verificou-se que 27% dos alunos estiveram presentes pelo menos uma vez nas atividades, demonstrando baixo índice de comparecimento. A despeito da baixa frequência, foi notável o efeito positivo das atividades, visto que o índice de aprovação entre os alunos que compareceram a mais de uma monitoria foi de 81%, contrastando com o índice de aprovação de 52% dos demais. Conclui-se que, em relação à frequência, é notável a necessidade de buscar meios para incentivar e possibilitar a presença de uma parcela maior dos discentes às atividades. A análise dos índices de aprovação confirma a eficácia das atividades de monitoria como importante ferramenta no processo ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil

Referências

SOUZA, R. O.; GOMES, A. R. A. Eficácia da Monitoria no Processo de Aprendizagem Visando a Permanência do Aluno na IES. Revista Interdisciplinar do Pensamento Científico, v. 1, n. 2, p. 230-238, 2015.

VERAS, A. V.; FERRAZ, L. L. Análise das Contribuições da Monitoria na Disciplina de Física III e sua Importância na Formação Acadêmica Mútua do Monitor e Estudante. In: XLV COBENGE, 2017, Joinville. Anais do XLV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, Joinville: ABENGE, 2017.