POTENCIALIDADES FEMININAS: POTENCIALIDADES ENERGÉTICAS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Raquel S. Santos
SARAH LÍDIA DE OLIVEIRA BRAIA
Lázara S. Castrilho
Aline B. R. S. M. Rocha
Catharine Nouri

Resumo

O acesso aos cursos de engenharia é uma realidade ainda distante para grande parcela da população feminina. A falta de apoio acadêmico, financeiro, o preconceito com a competência feminina e a violência simbólica a que são submetidas contribuem para a evasão acadêmica. Este trabalho é um relato da experiência vivenciada entre os anos de 2017 e 2018, resultado do projeto de extensão “Potencialidades Femininas: Potencialidades energéticas”, aprovado pelo Programa Institucional de Apoio à Extensão - PIAEXT, e teve como objetivo incentivar e apoiar a permanência da mulher nos cursos de engenharia da Escola Politécnica de Pernambuco, visto que o quantitativo delas ainda é baixo. Coincidentemente as integrantes do projeto são unicamente do curso de Engenharia Mecânica. O projeto capacitou às integrantes e ajudou a desenvolver habilidades, gerando assim a oportunidade de integrá-las ainda mais em suas futuras áreas de atuação, trazendo além de conhecimento, a chance de torná-las disseminadoras do potencial feminino neste ambiente ainda dominado por homens. Composto por atividades práticas e teóricas, foi ofertado um curso de Arduino básico, 9h, no qual aprenderam sobre a lógica de programação na plataforma Arduino. Planejada para ser um hardware e software de fácil utilização e baixo custo (FONTES, ALVES, R.M. et al, 2012); um curso de fluidodinâmica computacional com o software ANSYS, 60h. A Fluidodinâmica Computacional (CFD) o qual confere ao grupo técnicas matemáticas, numéricas e computacionais usadas para resolver, visualizar e interpretar soluções para as equações de conservação, de grandezas físicas de interesse (FONTES, C.E.; GUIMARÃES, F.M.Q., 2005), muito abrangente dentro da Engenharia Mecânica pela importância que a modelagem computacional tem no mercado. Por último, foram realizadas visitas aos quatro museus de ciências do estado, localizados na UFPE. Esta permitiu ampliar a aprendizagem fora do ambiente acadêmico, com objetivo de mostrar o museu como fonte de entretenimento e aprendizado não formal. Ao fim, as estudantes elaboraram um artigo acadêmico titulado “Lugar de mulher é na engenharia: Projetos que incentivam a potencialidade energética feminina”, no qual foi relatado sobre a importância deste tipo de projeto nos espaços acadêmicos universitários e foi apresentado no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia – COBENGE na edição de 2018. As alunas têm a certeza de que todas atividades programadas intencionalmente contribuíram para o crescimento acadêmico, que ficaram mais qualificadas, confiantes e preparadas para os desafios da vida profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Mecânica/Controle e Automação e Tecnologia da Energia
Biografia do Autor

Raquel S. Santos, Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco - POLI/UPE

Graduanda de Engenharia Mecânica Industrial

SARAH LÍDIA DE OLIVEIRA BRAIA, Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco - POLI/UPE

Graduanda de Engenharia Mecânica Industrial

Lázara S. Castrilho, Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco - POLI/UPE

Possui graduação em Engenharia Energética Nuclear pelo Instituto Superior En Ciencias Energéticas y Nucleares(1993), mestrado em Tecnologias Energéticas Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco(1998) e doutorado em Tecnologias Energéticas Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco(2003). Atualmente é da Universidade de Pernambuco, Professor adjunto da Universidade de Pernambuco e Revisor de periódico da Revista Virtual de Química. Tem experiência na área de Engenharia Nuclear, com ênfase em Tecnologia dos Reatores. Atuando principalmente nos seguintes temas:Análise de sensibilidade, Modelagem computacional, Metodos Perturbativos, fluxo bifásico.

Aline B. R. S. M. Rocha, Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco - POLI/UPE

Graduanda de Engenharia Mecânica Industrial

Catharine Nouri, Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco - POLI/UPE

Graduanda de Engenharia Mecânica Industrial

Referências

FONTES, C. E.; GUIMARÃES, F. M. Q. Process Optimization Through Computational Fluid Dynamics Case Studies. Artigo Completo. 2nd MercosurCongressonChemicalEngineering, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2005.

ALVES, R.M et al. Uso do Hardware Livre Arduino em Ambientes de Ensino aprendizagem. Jornada de Atualização em Informática na Educação – JAIE, Rio de Janeiro, p. 162-187, nov. 2012. Disponível em: