Avaliação das propriedades do concreto produzido com substituição parcial do agregado miúdo por resíduos de Polietileno Tereftalato (PET)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Thayse Dayse Delmiro
Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani
Ariane da Silva Cardoso
Alessandra Fernanda Cicco Ribas
Renatta Siqueira Silva

Resumo

O grande crescimento no consumo e, consequentemente, na geração de resíduos plásticos, exige novas formas de reaproveitamento, evitando o descarte em aterros e oceanos. Por outro lado, a indústria da construção civil, que destaca-se pela sua importância econômica, demanda elevado consumo de recursos naturais. Na tentativa de reaproveitar esses resíduos na produção de compósitos cimentícios, estudos utilizando agregados plásticos em substituição aos agregados miúdos (COLANGELO et al., 2016)  e graúdos (ALQAHTANI et al., 2017) naturais, relatam uma tendência de diminuição da massa específica dos compósitos e do desempenho mecânico dos mesmos. Diante disto, objetivou-se avaliar o desempenho do concreto com substituição parcial do agregado miúdo por resíduos de PET. A metodologia consistiu na avaliação das propriedades físicas e mecânicas, através de ensaios de consistência, massa específica, absorção de água, resistência à tração e à compressão (aos 7 e 28 dias de cura). Os ensaios foram conduzidos, de acordo com as exigências das normas brasileiras vigentes, no laboratório de materiais de construção civil da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. Foram confeccionados 96 corpos de prova com traço na proporção de 1:1,6:2,6 para cimento, areia e brita e relação a/c de 0,55, com 10% e 20% de substituição da massa de areia por partículas de PET, com dimensões menores que 4,75 mm. Como resultado, observou-se redução da trabalhabilidade, massa específica, resistência e aumento da absorção de água do concreto, com o aumento da incorporação de PET. O concreto de referência obteve resistência característica à compressão de 25 MPa, e as amostras com 10% e 20% de substituição, apresentaram reduções de 23,5% e 48,8%, respectivamente. Quanto à massa específica seca, o concreto sem agregados reciclados, apresentou valor médio de 2207 kg/m³, e as amostras com 10% e 20% de substituição, apresentaram reduções de 8% e 13,2%, resultando num concreto mais leve. Conclui-se que o concreto com incorporação do agregado de PET pode ser aproveitado para aplicações onde deseja-se reduzir o peso próprio da estrutura, porém sem finalidade estrutural. Por fim, sugere-se a avaliação do uso desses resíduos na produção de blocos de concreto e argamassas para enchimento e regularização de pisos e lajes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil

Referências

ALQAHTANI, F. K.; GHATAORA, G.; KHANB, M. I.; DIRAR, S. Novel lightweight concrete containing manufactured plastic aggregate. Construction and Building Materials, v. 148, p. 386-397, mar. 2017.

COLANGELO, F.; CIOFFI, R.; LIGUORI, B.; IUCOLANO, F. Recycled polyolefins waste as aggregates for lightweight concrete.Composites Part B: Engineering, v. 106, p. 234-241, dez. 2016. ISSN 1359-8368.