O estudo da performance do sistema fotovoltaico (on grid) da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco – POLI/UPE

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Nithyane Rayssa Pires Barros
Carlos Frederico Dias Diniz

Resumo

O sistema de geração fotovoltaica está cada vez mais em expansão por ser, em especial, uma fonte limpa e renovável paralela aos danos causados ao meio ambiente por algumas fontes de geração de energia, como a térmica e a hidroelétrica, as quais compõe grande parte da matriz energética brasileira. Partindo deste ponto de vista, o presente artigo visa acompanhar a produção de energia elétrica, bem como as perdas envolvidas no sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica interna na Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (POLI/UPE), implantada pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) a qual selecionou em 2016, através do Programa de Eficiência Energética da ANEEL (PROPEE) e foi inaugurado no dia 19 de setembro de 2017. O objetivo principal deste estudo é efetuar uma análise comparativa entre níveis de irradiação solar do local e melhor posicionamento angular dos módulos solares, perdas elétricas, potência e energia elétricas injetadas na rede de baixa tensão interna da POLI e a geração e conversão de corrente e tensão elétricas, cujos dados serão obtidos partir das informações coletadas no inversor de frequência. Inicialmente foi realizado um diagnóstico energético, e após esta ação, foi instalada a usina fotovoltaica onde foram acrescentados 54 módulos fotovoltaicos, totalizando uma potência de 12,5 kW e conectada à rede de distribuição da Celpe através de um inversor de frequência (on grid). O custo total desta usina foi de R$ 133.133,00 e a mesma gera mensalmente cerca de 1.650 kWh. É possível monitorar e acessar de forma remota dados da usina, como: energia produzida no dia, na semana e no mês, potência instalada, temperatura, localização, além de gráficos da potência, energia elétrica, corrente e tensão em função do tempo. Os resultados obtidos com esta pesquisa possibilitarão melhorias na performance e no rendimento deste sistema fotovoltaico, proporcionando principalmente maior produção elétrica, ou seja,  ganhos no que diz respeito à eficiência energética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)
Biografia do Autor

Carlos Frederico Dias Diniz, Universidade de Pernambuco

Engenheiro Eletricista formado em 1981 pelo Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Engenharia Elétrica na Área de Processamento de Energia pelo PPGEE da UFPE, concluído em julho de 2011.

Referências

JORNAL DO COMERCIO. Celpe vai instalar sistemas fotovoltaicos em quatro escolas e na UPE. Recife, 2017.Disponívelem:. Acesso em: 18 jul. 2018.

PEREIRA, Enio Bueno et al. Atlas Brasileiro de Energia Solar. 1°. ed. São José dos Campos: [s.n.], 2006. 09 p. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2018.

PINHO, JOÃO TAVARES; GALDINO, MARCOS ANTÔNIO. MANUAL DE ENGENHARIA PARA SISTEMAS FOTOVOLTAICOS. MARÇO DE 2014. Disponível em: http://www.cresesb.cepel.br/ publicacoes/download/Manual_de_Engenharia_FV_2014.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2018.

PLANT PORTFOLIO MANAGER-POLI/UPE. 2017. Disponível em: . Acesso em: 16 jul. 2018.