Diretrizes para estruturação de biodigestores anaeróbios como alternativa para tratamento de esgoto e geração de energia: estudo de caso na POLI

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Isabela Barros de Sena
Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani
Sérgio Peres Ramos da Silva
Nithyane Rayssa Pires de Barros
Juliana Ferreira Bezerra Mocock

Resumo

Na cidade do Recife, um habitante produz por dia em média 1,58 kg de resíduos sólidos, onde 63% é composto por matéria orgânica (SMAS; ITEP, 2012). Uma alternativa que dá utilidade a esses rejeitos é o uso de biodigestores anaeróbios, que são equipamentos capazes de acelerar a fermentação de material orgânico na ausência de oxigênio, obtendo-se biofertilizante e biogás. Dessa forma, objetiva-se propor diretrizes para o desenvolvimento e implantação de um protótipo de biodigestor, e monitoramento dos elementos produzidos ao final da biodigestão, para tratamento de resíduo orgânico, a ser instalado na Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (POLI/UPE) e que sirva de instrumento didático e pesquisa para a Instituição. Para direcionar a instalação deste equipamento na POLI foi feita revisão de literatura sobre o tema, realizadas entrevistas com especialistas nos ramos de biocombustíveis e construção sustentável, analisadas as ementas das disciplinas dos 8 cursos de graduação da POLI disponibilizadas no Plano Pedagógico 2018.1, identificando quais poderiam ser beneficiadas com a implantação de um biodigestor na Instituição e, por fim, através de pesquisas de mercado foram orçados os custos do projeto,tendo por base o modelo proposto por Souto (2017). O biodigestor seria constituído de uma caixa de fibra de vidro de 5000 l, gasômetro, uma tubulação para entrada dos resíduos de 100 mm de diâmetro e a tubulação para o biogás com ½". Escolheu-se para instalação uma área com aproximadamente 6 m², localizada ao lado da lanchonete,  para que seja abastecido com os restos alimentares e o biogás possa servir como substituto do gás de cozinha do local. Foram identificadas 9 disciplinas que podem ser beneficiadas academicamente pelo estudo desse instrumento, são elas: sustentabilidade aplicada às construções, saneamento 1, gestão de construção civil 2, geotecnia ambiental e tecnonologia aplicada a resíduos sólidos (Engenharia Civil); introdução à engenharia, sociologia e meio ambiente (Ciclo Básico); fontes alternativas de energia (Engenharia Elétrica Eletrotécnica); fontes alternativas de energia (Engenharia Mecânica). Verificou-se que o orçamento necessário para a fase incial do desenvolvimento do equipamento, que inclui a construção da câmara de fermentação, é estimado em aproximadamente R$ 3.447,75. Os custos referentes a tubulação do biogás só podem ser dimensionados após a instalação do instrumento. A construção do equipamento na universidade proporcionaria uma alternativa para a reutilização de resíduos, serviria como instrumento de ensino e para futuras pesquisas, além de estimular  a comunidade a ter atitudes sustentáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)

Referências

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE - SMAS e Instituto de Tecnologia de Pernambuco – ITEP. Plano Estadual de Resíduos Sólidos de Pernambuco – PERS-PE. Jul. 2012.

SOUTO, L. Diagnóstico de saneamento em áreas carentes e proposta de biodigestor para tratamento de esgoto na cidade do Recife. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade de Pernambuco, Recife.