PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADAS PARA O EFETIVO DESEMPENHO ACADÊMICO DO ESTUDANTE DE ENGENHARIA DA POLI/UPE

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Thays Marques Ferreira
Matheus de Amorim Barros
Matheus de Souza Correia
Willians Perlley Alexandre da Silva
Anna Lúcia Miranda Costa

Resumo

O Projeto Práticas, apresentado através deste resumo, objetiva favorecer o efetivo desempenho acadêmico dos estudantes ingressantes nas engenharias da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. De caráter interdisciplinar, o Projeto Práticas, é composto por um conjunto de ações coordenadas pelo NAPSI – Núcleo de Apoio Psicopedagógico Inclusivo que visam à concretização de práticas pedagógicas. De acordo com Teixeira et al. (2008) as experiências vivenciadas pelos estudantes no primeiro período do ensino superior será deextrema importância para a permanência na universidade, por isso é válido um olhar atencioso aos estudantes ingressantes. Com essa intenção, os ingressantes são acolhidos de forma que possam se integrar efetivamente ao novo ambiente acadêmico. As estratégias metodológicas utilizadas pelo Projeto são: SEI - Semana do Estudante Ingressante, dedicada aà promoção do diálogo com coordenadores dos cursos e estudantes veteranos que, além de acompanharam os ingressantes pelo primeiro período, socializam experiências do seu período de ingresso; Curso de Matemática Básica que objetiva o nivelamento do conhecimento da matemática básica. Tal ação é realizada por oito dias, resultando em um total de vinte e quatro horas. Vale ressaltar que são aplicadas duas provas, uma no primeiro dia para a identificação do ‘nível de compreensão’ do grupo e outra no último dia, na intenção de que o ingressante realize uma autoavaliação. Ao longo do ano observou-se a necessidade de um acompanhamento estudantil, tendo em vista que diversos fatores influenciam seu desenvolvimento acadêmico. A partir dessa perspectiva, outra ação proposta no Projeto Prática é o Monitoramento Acadêmico, que acompanha e registra – através da Planilha de Monitoramento Acadêmico (PMA) – a atuação dos ingressantes em atividades como, projetos de extensão; grupos de estudos; atuação na Matemática Básica, monitórias, etc. O projeto Práticas Pedagógicas, edição 2017, dispõe de resultados que reforçam a relevância de sua continuidade: na SEI participaram 413 discentes ingressantes, do total de 493 oficialmente matriculados; 278 alunos participaram do Curso de Matemática Básica; 475 discentes ingressantes foram monitorados a partir da PMA, contabilizando 100% dos estudantes que finalizaram os períodos nos dois semestres. Os resultados identificados apontam que as ações pedagógicas propostas contribuem com a integração do estudante ao contexto universitário. A coordenação reconhece que a perspectiva da subjetividade que caracteriza o Projeto por vezes inviabiliza a mensuração de seus resultados. No entanto, também reconhece e considera de suma importância o desenvolvimento de habilidades, pelo estudante veterano, que não são previstas pelo programa pedagógico do curso (protagonismo estudantil, liderança, coordenação e organização, etc.).Palavras-chave: Práticas Pedagógicas; Desenvolvimento Acadêmico; Estudante Ingressante; Protagonismo Estudantil.

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Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)

Referências

TEXEIRA, M. A. P. DIAS, A.C.G. WOTTRICH, S. OLIVEIRA, A. Adaptação à universidade em jovenscalouros. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). V.12 N.01 jan-jun 2008 pag.85-202. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v12n1/v12n1a13.pdf.