Proposta de eficientização de energia elétrica para redução de custos em planta operacional de uma empresa farmacêutica – estudo de caso

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Luana Jessica Alves do Carmo
Carlos Frederico Dias Diniz
Carlos Vinícius Viana de Souza

Resumo

A Eficiência Energética ganhou motivação e tem sido um dos principais temas de discussão e desafio para o uso consciente e racional de energia elétrica e demais recursos produtivos indispensáveis ao desenvolvimento econômico e social. Essas discussões tem contribuindo para o alcance de benefícios, como a evolução tecnológica e econômica de maneira sustentável. De acordo com o BEN publicado em 2017 (EPE, 2017), a indústria em geral é responsável por 33% do consumo de energia elétrica no país. Esse número mostra que mesmo com mudanças no consumo de energia dentro da matriz energética brasileira, juntamente com setores de transportes e mobilidade representam um consumo de 65% de toda energia consumida no país. Projetos e atividades voltados para o uso eficiente de energia no setor industrial deve ser amplamente estimulado, haja vista os desafios que o setor energético vem enfrentando para atender as demandas em todas as regiões do país. Assim, a busca por melhorias através da utilização de energia elétrica de forma eficiente tem sido um grande desafio das empresas modernas. Em 2014, a Hemobrás tornou-se piloto nesse projeto. Neste mesmo ano, ela possuía um contrato de modalidade tarifária horossazonal azul (CELPE, 2017), onde valores de contas de energia elétrica não tinham certo acompanhamento com tendência econômica, chegando a valores altos na ordem de 180 mil reais. O objetivo deste trabalho é apresentar uma solução com base nos princípios de eficiência energética de forma a acompanhar o consumo e utilização racional de energia elétrica, bem como facilitar as ações de manutenção nos sistemas e minimizar os custos associados ao consumo de energia elétrica na planta farmacêutica, neste caso, representada como piloto às instalações da Hemobrás, estimando suas faturas atuais e consumo, de forma a propor planos de eficiência energética para reduzir os valores gastos com energia elétrica. O projeto teve base em análise do perfil de consumo da Hemobrás, além de pesquisa bibliográfica acerca do tema de eficiência energética, propondo mudanças contratuais do fornecimento de energia, substituição de equipamentos e componentes por modelos mais econômicos até práticas mais conscientes acerca da utilização de energia elétrica nas dependências da planta. O desenvolvimento deste projeto buscou contribuir para estudos de viabilidade de implementação de um programa de eficiência energética dentro da empresa, reduzindo custos com materiais e consumo de energia elétrica para a planta farmacêutica. Além disto, o projeto melhorou o desempenho das atividades, além de estimular os colaboradores a pensarem de forma a ter um consumo dos recursos energéticos mais consciente. As mudanças representaram um valor médio de 42,35% da última conta de energia elétrica verificada no projeto (outubro/2017).

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)
Biografia do Autor

Luana Jessica Alves do Carmo, Universidade de Pernambuco

Universidade de PErnambuco, Departamento de Engenharia Elétrica, Grupo de PEsquisa em Gestão de Energia Elétrica

Carlos Frederico Dias Diniz, Universidade de Pernambuco

Universidade de PErnambuco, Departamento de Engenharia Elétrica, Grupo de PEsquisa em Gestão de Energia Elétrica

Carlos Vinícius Viana de Souza, Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia - Hemobrás

Chefe do Serviço de Manutenção da Hemobrás

Referências

EPE – Empresa de Pesquisa Energética. BEN – Balanço Energético Nacional. 2017. Disponível em: . Acesso em: 09 set. 2017.
CELPE - Companhia Energética de Pernambuco. Opções Tarifárias. Disponível em: Acesso em: 20 out. 2017.