O uso de termopares de contato para avaliação do desempenho térmico de paredes externas em alvenaria

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Laís Fernanda de Oliveira
Yêda Vieira Póvoas
Pedro Igor Bezerra Batista

Resumo

Alvenarias de vedação são elementos de função delimitadora, resultantes da união de blocos sólidos, justapostos, unidos com argamassa ou não. Os componentes de vedação podem ser blocos cerâmicos, blocos de concreto, blocos de gesso, entre outros. Cada componente tem propriedades térmicas diferentes, influenciando diretamente no desempenho térmico da alvenaria de vedação. Segundo o CBIC (2013), o desempenho térmico adequado propicia conforto térmico para os usuários e melhoria da eficiência energética da edificação. Assim, de acordo com a NBR 15575 (ABNT, 2013), o desempenho térmico pode ser avaliado com base em propriedades térmicas das fachadas e das coberturas, ou por simulação computacional de toda a edificação. Através da medição dos níveis mínimos de desempenho térmico, podem ser feitos até três procedimentos de avaliação térmica descritos na norma: simplificado (normativo), simulação por software Energy Plus (normativo) e medição in loco (informativo). O presente estudo tem por finalidade avaliar a utilização dos termopares de contato para medição do desempenho térmico de alvenaria externa. A metodologia utilizada consistiu na confecção de protótipos de paredes de tijolo cerâmico maciço, bloco de concreto vazado e de gesso hidrofugado onde foram ensaiados em uma câmara térmica de madeira, revestida com isopor e papel alumínio, aquecida artificialmente por uma lâmpada infravermelha de 250 W. O comportamento térmico das faces interna e externa foi mensurado com o auxílio de termopares de contato, conectados a um termômetro data logger. Os resultados obtidos mostraram que cada protótipo, devido ao material utilizado, se comporta de forma diferente apesar de estarem expostos à mesma temperatura em intervalos de tempo iguais. Para exemplificar, calculou-se o gradiente de temperatura na primeira hora de ensaio e os valores obtidos para os protótipos de tijolo cerâmico, gesso hidrofugado e concreto vazado foram de 2,2ºC/cm, 3,2ºC/cm, 2,2ºC/cm, respectivamente. Assim, apesar da espessura dos blocos diferirem, fica clara, através do gradiente de temperatura, a influência dos materiais na temperatura do sistema. A partir da análise dos resultados, foi validado o uso dos termopares de contato como meio possível para a avaliação das propriedades térmicas das paredes externas em alvenaria.Palavras-chave: Desempenho térmico; Termopares de Contato; Paredes Externas de Alvenaria; NBR 15220

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Laís Fernanda de Oliveira, Escola Politécnica de Pernambuco - Universidade de Pernambuco

Graduanda do 8º Período em Engenharia Civil na Escola Politécnica de Pernambuco. Estudante de Iniciação Científica na área de Materiais da Construção.

Referências

ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575: Edificações Habitacionais – Desempenho Parte 1/5. Rio de Janeiro, 2013.

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15220: Desempenho térmico de edificações. Parte 1-5. Rio de Janeiro, 2005.

CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Desempenho de edificações habitacionais: guia orientativo para atendimento à norma ABNT NBR 15575/2013. Fortaleza, 2013.