Desenvolvimento de um sistema de freio de um veículo off-road

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Matheus Aquino Vasconcelos
Eduardo César de Miranda Loureiro

Resumo

O trabalho expõe as decisões tomadas para construir um freio de um veículo off-road implementado em um protótipo baja SAE (Society of Automotive Engineers). O objetivo do trabalho foi criar um sistema de freio hidráulico que proporcione a segurança do condutor e permita que ele tenha o controle da velocidade do veículo. A metodologia do projeto se deu através de revisão bibliográfica, onde foram explorados os conteúdos de artigos fundamentais apresentados por Thompson et al., (1998); Gillespie, (2000) e Norton (2004), execução de cálculos teóricos, simulações computacionais, análise de materiais e componentes existentes no mercado. Ao final do projeto obtivemos um sistema de freio com circuitos independentes na dianteira e na traseira, que trava as quatro rodas e que não gera desconforto excessivo num período de quatro horas, atendendo aos requisitos exigidos nas competições (SAE BRASIL, 2014). Palavras-chave: Freio; Automotivo; BAJA; SAE.

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Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)

Referências

Thompson, L., Lampert, J., and Law, E. Design of a Twist Fixture to Measure the Torsional Stiffness of a Winston Cup Chassis, SAE Technical Paper 983054, 1998, doi:10.4271/983054.

SAE BRASIL. Regulamento baja SAE Brasil (RBSB) – Capítulo 7 - Requisitos Mínimos de Segurança, 2012. Disponível em: . Acesso em 12 dez. 2014.

D. GILLESPIE, Thomas. Fundamentals of vehicle dynamics. Warrendale, PA.: Society of Automotive Engineers, 2000.

NORTON, Robert L. Projeto de máquinas: uma abordagem integrada. Traduzido por João Batista Aguiar, José Manoel Aguiar. Porto Alegre: Bookman, 2004.