UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE APROXIMAÇÃO DE SCHRENK PARA DETERMINAÇÃO DE CARGAS ATUANTES NA ASA DE UMA AERONAVE.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Para que uma estrutura seja bem dimensionada e desempenhe seu papel de maneira confiável, é necessário que se faça uma análise criteriosa dos esforços atuantes, coerentes com a realidade. A asa de um avião é um dos seus mais importantes componentes estruturais, por ser o elemento responsável pela sua sustentação no ar. De acordo com Rodrigues (2013) o método de aproximação de Schrenk é um método aproximado, mas simples e rápido de aplicar, para a determinação da distribuição de forças de sustentação ao longo da envergadura de uma asa, com uma forma geométrica qualquer. Este método se adequa bem a asas de baixo enflechamento e de moderado a alto alongamento. Portanto, este trabalho objetiva a utilização do método para a determinação dos esforços de sustentação na asa de uma aeronave não tripulada e, a partir destes, determinar os esforços internos gerados. Basicamente, ele consiste em uma média aritmética entre a sustentação gerada pela asa em estudo e a originada de uma asa elíptica ideal, de mesma área e envergadura. Para cada geometria de asa existe uma equação própria para cálculo da sustentação (RODRIGUES, 2013). Ao ser efetuada a média entre as sustentações calculadas, é traçado um gráfico desses pontos e feito o ajuste da curva de sustentação, a partir de uma equação polinomial. Este trabalho mostra que, a partir da equação encontrada, pelo método de Schrenk, para a distribuição de sustentação, e que, segundo Anderson (2015), estes esforços se localizam no centro de pressão aerodinâmico da asa, esta pode ser modelada como uma viga em balanço, podendo-se determinar as equações de esforço cortante, momento fletor, declividade e da linha elástica, diretamente a partir deste carregamento, por integração direta (BEER, 2015) e, a partir destes esforços, se pode calcular as tensões e as deformações por eles produzidos na estrutura da asa. Este método, embora simplificado, se aproxima bastante da distribuição de sustentação encontrada em aeronaves convencionais, o que atende aos propósitos do projeto da aeronave não tripulada, da equipe Tenpest, da POLI-UPE, para participar da competição nacional SAE Brasil AeroDesign. Palavras-chave: Aproximação de Schrenk; Distribuição de sustentação; AeroDesign.
Downloads
Não há dados estatísticos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Edição
Seção
Engenharia Mecânica/Controle e Automação e Tecnologia da Energia
Referências
ANDERSON JR, J. D. Fundamentos de Engenharia Aeronáutica: introdução ao voo. São Paulo, McGraw-Hill, v. 200, p. 925, 2015.
RODRIGUES, Luiz Eduardo Miranda José. Fundamentos da engenharia aeronáutica. São Paulo, Cengage do Brasil, 2013.
BEER, Ferdinand P. et al. Mecânica dos Materiais. 7ª ed. Porto Alegre, AMGH Editora, 2015.
RODRIGUES, Luiz Eduardo Miranda José. Fundamentos da engenharia aeronáutica. São Paulo, Cengage do Brasil, 2013.
BEER, Ferdinand P. et al. Mecânica dos Materiais. 7ª ed. Porto Alegre, AMGH Editora, 2015.