Etapas desenvolvidas para implantação do sistema de transmissão associado ao compensador estático de reativos (CER) Ceará Mirim

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Fabiana Fontes Orengo
Marcílio Feitosa
Manfredo Lima

Resumo

O Compensador Estático de Reativos (CER) Ceará Mirim, de capacidade nominal 75MVAr indutivos a 150 MVAr capacitivos, foi implantado na subestação Ceará Mirim II 500/230 kV, situada no Rio Grande do Norte, para contribuir com a melhoria da estabilidade do Sistema Interligado Nacional, devido à forte presença de geração eólica nas suas proximidades. Este equipamento tem como principal característica o controle rápido e continuo da sua tensão terminal de 230 kV, propiciando um fornecimento de energia de alta qualidade. De acordo com Teixeira (2013), esse controle é realizado através da troca de potência reativa estabelecida entre a rede elétrica e os elementos indutivos e capacitivos controlados e manobrados a tiristores que formam o compensador. O CER entrou em operação comercial em junho de 2016. Antes de sua entrada em operação, o CER foi submetido a um roteiro de Testes de Aceitação em Fábrica (TAF), sendo eles: i) testes do sistema proteção, realizado no Brasil, através da verificação e validação das grandezas dos sinais de entrada e saída incluindo a ativação de funções de proteção, verificação de ajustes e avaliação das funções lógicas programadas; e ii) testes nos painéis de controle e Interfaces Humano-Máquina (IHM) conectados ao RTDS (Simulador Digital em Tempo Real), realizados na Filadélfia, EUA, para avaliação do desempenho dinâmico do CER, onde foram representados o sistema elétrico de potência associado e também os demais componentes de potência do compensador. No RTDS foram realizados testes através da verificação do desempenho de funções associadas a operações em malha aberta, tais como start-up/shut-down, desligamento por proteções, transição entre modos de controle, variação do estatismo e religamento automático e também testadas as funções de proteção associadas ao sistema de controle em malha fechada, destacando-se: esquema de bloqueio por subtensão nos setores de alta e média tensão, monitoração da susceptância de saída do compensador, transição do modo de controle manual para o de controle de tensão e vice-versa e parada de emergência. Em seguida, foi realizado o levantamento das curvas características tensão x corrente e tensão x potência reativa, relativas ao setor de 230 kV. Após a validação desses testes em fábrica, os mesmos foram revalidados em campo, durante o comissionamento, com o sistema completamente integrado. Este trabalho apresenta o estudo de caso, abordando cada etapa desenvolvida, para implantação do CER, tendo como base os resultados dos ensaios do RTDS e os de comissionamento em campo, comprovando assim que o CER apresentou desempenho satisfatório atendendo aos requisitos de sua especificação em todas as condições analisadas nesses testes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)

Referências

TEIXEIRA. Equipamentos de alta tensão – Prospecção e hierarquização de inovações tecnológicas / Sergio de Oliveira Frontin (organizador) - Brasília, 2013.