Avaliação de conforto acústico e térmico de unidade escolar sustentável em comparação à unidade com método de construção convencional

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Amanda Peixoto Pereira
Stela Fucale

Resumo

A Construção Civil, além de desempenhar papel essencial na economia, é também responsável pela geração de resíduos, pelo consumo de materiais, água e energia, além da emissão de gás carbônico. Agir de maneira mais sustentável, torna-se uma oportunidade de reduzir custos, minimizar desperdícios e possibilitar inovações para o setor. No entanto, o conceito de construção sustentável não se restringe apenas à minimização do impacto causado ao meio ambiente, mas também está vinculado ao conforto dos usuários nas edificações (GEMELLI, 2009). Sendo assim, o conforto ambiental é importante por oferecer condições mínimas de saúde e bem-estar aos usuários, e pode ser garantido por meio do adequado desempenho físico dos sistemas construtivos. Dentro deste contexto, as edificações escolares possibilitam difundir conceitos de sustentabilidade, a partir da educação, para as gerações futuras. Este trabalho busca avaliar processos construtivos com o implemento de elementos sustentáveis e sua influência na obtenção do conforto ambiental de uma edificação escolar sustentável integrada a um conjunto de unidades do setor educacional na cidade do Recife-PE. Tendo sido realizadas medições de conforto e desempenho acústico e térmico, assim como, verificações dos níveis de satisfação dos usuários por meio de questionários aplicados a professores e alunos. Em seguida, foi estabelecido o devido comparativo com unidade escolar vizinha, com método de construção convencional. As medições seguiram as especificações das normas nacionais e internacionais em vigor. Totalizando assim: 739 leituras de níveis de pressão sonora, 30 medições de isolamento acústico, 24 para vedações internas e 6 para vedações externas, 10 tempos de reverberação coletados,1800 leituras de temperatura e umidade relativa do ar e 20 pontos de medição de temperatura das superfícies. De posse dos resultados, pôde-se observar que os termobrises possuem caráter reflexivo, quanto aos fenômenos de propagação do som, acarretando em um aumento de 11,7% para fontes internas e em uma redução de 16,9% para fontes externas. A vedação interna da unidade convencional apresentou um aumento de 11,3% na capacidade de isolamento em relação às vedações internas da unidade sustentável. Do ponto de vista do conforto térmico, a sala de artes (ambiente imediatamente abaixo de teto verde instalado na coberta da edificação sustentável) demonstrou melhores condições em comparação a sala 4 (ambiente também pertencente a unidade sustentável, com mesma área, no entanto, sem teto verde) de acordo com os dados coletados pelos questionários aplicados, apesar de apresentar maior incidência de temperaturas elevadas, acima de 32,5ºC (49,8% contra apenas 2,73% da sala 4), fato que está associado à umidade 7,5% menor na sala de artes, tornando-a mais agradável. Espera-se com as medições efetuadas e as análises aprofundadas estabelecer qual o melhor método de construção, visando o conforto ambiental em escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil

Referências

GEMELLI, C. B. Avaliação de Conforto Térmico, Acústico e Lumínico de Edificação Escolar com estratégias sustentáveis e bioclimáticas: o caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Pacífico. 2009. 175f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.