Análise das vibrações geradas na cravação de estacas através de um aplicativo portátil e aplicações na cidade de Recife

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ramon Duque Ferraz Burgos
Alexandre Duarte Gusmão

Resumo

Na cidade do Recife, as cravações de estacas pré-fabricadas têm gerado diversos conflitos entre construtoras e moradores vizinhos. Pois, durante o processo de cravação, as vibrações geradas podem ser sentidas pelas edificações próximas e preocupam seus residentes. Em um caso mais recente, uma obra comercial sofreu um embargo judicial devido ao tipo de fundação adotada no empreendimento, que era estaca pré-fabricada de concreto, cravada com martelo de impacto. Dutra (2012) comenta que o sistema de cravação por impacto promove a penetração da estaca no solo através das sucessivas aplicações de golpes no seu topo. O embargo judicial foi solicitado por conjuntos habitacionais vizinhos, que já sofreram de problemas estruturais e foram devidamente solucionados. Os moradores temiam que durante a cravação das estacas, novos problemas estruturais se desencadeassem e representassem danos humanos e financeiros. Para solucionar o embargo, a construtora optou por modificar o projeto de fundação inicial, e trocou as estacas pré-fabricadas em concreto por estacas metálicas cravadas através de um martelo vibratório. Gonçalves (2007) considera um martelo vibratório como uma fonte de energia utilizada para gerar um pulso de força na estaca, capaz de vencer a resistência imposta pelo solo e, por consequência, provocar a penetração da estaca no solo. O tempo de cravação de estacas por vibração é cerca de 10% do necessário na cravação de estacas por percussão (Ferreira, 2015). Além da modificação, as primeiras estacas cravadas tiveram a sua vibração gerada medida por um Geophone. Tal medição, aplicada a construção civil, foi uma das primeiras realizadas no estado de Pernambuco, pois, pela dificuldade e alto custo do equipamento, não são comuns no Brasil. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo revisar a literatura vigente para compreender os meios de propagação das vibrações nos solos e estrutura, além de desenvolver meios alternativos para realizar a medição das vibrações geradas nas cravações das estacas. Para medir as ondas, serão utilizados acelerômetros MEMS, que são equipamentos capazes de medir movimentações tria-axiais (X, Y e Z). Os valores obtidos serão processados e exibidos através de um aplicativo. Também serão estabelecidos limites mínimos das edificações para as fontes de vibrações, onde tais limites não constam no conjunto de normas técnicas brasileiras e serão baseados em normas internacionais e experimentos de campo. A importância de divulgar esta pesquisa será fundamental para que a comunidade construtiva possa mitigar o impacto de suas obras e elaborar projetos de fundações levando em consideração, além do custo e do prazo, a influência que a solução irá causar no ambiente próximo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Ramon Duque Ferraz Burgos, Escola Politécnica de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pernambuco, Especialista em inspeção, manutenção e recuperação de estruturas pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco e atualmente cursa o Mestrado em Construção Civil na Escola Politécnica de Pernambuco-POLI, sendo orientado pelo Professor Dr. Alexandre Duarte Gusmão.

Alexandre Duarte Gusmão, POLI/UPE

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1987), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é colaborador da Universidade Federal de Pernambuco, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Vice-presidente nacional da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, Livre Docente e professor associado da Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: resíduos de construção, fundações, estacas, interação solo-estrutura e melhoramento de solos.