Desenvolvimento de competências comunicacionais na Engenharia de Requisitos baseado em jogos

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Aline Ferreira Barbosa
Maria Lencastre

Resumo

A comunicação favorece a interação social entre as pessoas por meio do compartilhamento de informações, pensamentos, ideias e emoções. Possuir a competência comunicativa está associado à capacidade que um indivíduo tem para se dirigir ao outro com clareza, coerência e eficácia (HARGIE, 2016). Na Engenharia de Requisitos (ER), etapa inicial de desenvolvimento de software, requer do analista de requisitos um domínio sólido da linguagem, que saiba ouvir, compreender e consolidar de forma clara as necessidades das partes interessadas (POHL, 2011). No entanto, muitos graduados em engenharia não possuem um conjunto de habilidades de comunicação desejado para a prática profissional (HARICHANDRAN, 2014). E mesmo com os esforços realizados através de uma variedade de metodologias, aulas e palestras, ainda se observa a necessidade de intervenções eficazes que busquem desenvolver a competência comunicacional dos engenheiros de requisitos. Neste sentido, uma abordagem que apresenta potencial a ser aplicada neste contexto, é a  comunicação não-violenta (CNV), a qual se propõe ajudar a reformular a maneira pela qual nos expressamos e escutamos os outros, mediante a quatro etapas: o que observamos, o que sentimos, do que necessitamos e o que pedimos (MARSHELL, 2006). Por outro lado, os jogos têm sido usados para fins educacionais há séculos, devido à sua capacidade de envolver os indivíduos em uma experiência de imersão, criando uma impressão duradoura do conteúdo (GOUVEIA, 2014). Assim, este trabalho tem como objetivo construir um processo que contempla o uso de um jogo para o desenvolvimento de competências comunicacionais na ER usando a abordagem de CNV. A metodologia de trabalho engloba uma revisão sistemática sobre jogos que se propõe em ajudar no desenvolvimento de competências comunicacionais na ER, uma revisão da literatura sobre os principais cenários que causam conflitos devido à má comunicação do analista de requisitos, a construção e aplicação de um survey para validar os cenários encontrados na revisão da literatura, construção do jogo baseado nos cenários mais relevantes identificados e por fim aplicar a proposta na disciplina de ER. Como resultados da pesquisa se espera ter: o levantamento da literatura sobre cenários de conflitos gerados pela má comunicação na ER; assim como um levantamento de jogos que apresente algum aspecto que contribua no desenvolvimento de competência comunicacional e o resultado da aplicação do jogo proposto com usuários reais.

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Seção
Engenharia da Computação e Sistemas

Referências

HARGIE, O. Skilled interpersonal communication: Research, theory and practice. Routledge, 2016.

POHL, K., RUPP, C. Fundamentos da Engenharia de Requisitos, 1 ed., vol. 3, CA, 2011. MARSHALL, B. Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. 2006.

GOUVEIA, D. et al. Skill and Competence Development Through Games. In Proceedings of the 16th International Conference on Information Integration and Web-based Applications & Services (iiWAS '14), 2014.