Monitoria da disciplina Projeto Final de Curso no curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Daniely Cavalcanti Muliterno das Neves
Dione Luiza da Silva

Resumo

O presente trabalho apresenta a experiência na monitoria na disciplina de Projeto de Conclusão de Curso, no curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, no período de Março a Julho de 2018. A monitoria teve como objetivo principal o assessoramento dos alunos na produção de seus trabalhos de conclusão de curso, esclarecendo questionamentos acerca da formatação e conteúdo, auxílio na correção dos trabalhos e a conferência dos documentos entregues no fim do processo de defesa. O contato com os estudantes foi realizado durante todo o semestre por meio de um grupo no aplicativo Whatsapp, com o intuito de criar um espaço de fácil interação e comunicação com a professora da disciplina, além de ser um ambiente em que os próprios alunos compartilhavam suas experiências e dificuldades ao longo do desenvolvimento dos trabalhos. A correção dos trabalhos consistiu na verificação da ocorrência de plágio através de softwares gratuitos online, como a plataforma Plagium. Durante o período das defesas dos trabalhos, a programação das apresentações foi organizada de modo a haver professores indicados pela coordenação presentes na banca, além do orientador e do professor convidado. As dúvidas dos alunos foram sempre rapidamente esclarecidas, possibilitando um melhor e mais ágil desenvolvimento dos trabalhos.  Na conferência dos projetos não foi identificada a presença de plágios. Após a defesa, foram verificados os materiais entregues, informando aos alunos no caso de ausência de algum documento, com a finalidade de facilitar a publicação dos trabalhos. A realização das atividades exigiu o domínio das normas de formatação de trabalhos acadêmicos e a comunicação constante com os alunos, incentivando-os a buscarem melhorias no desenvolvimento dos trabalhos e resultando no crescimento pessoal da monitora, o que implicará em uma melhor iniciação à docência no futuro. Frison e Moraes (2010) observam que, dentre as vantagens principais da monitoria, as estratégias pedagógicas que mais estimulam os processos de aprendizagem e ensino são a interação e a cooperação entre monitores e alunos. Desse modo, entende-se que o propósito de facilitar o desenvolvimento da disciplina foi alcançado, fundamentado principalmente nas relações interpessoais, sendo uma experiência enriquecedora para a monitora ao aprimorar as habilidades para formação de uma futura profissional de educação.Palavras-chave: Monitoria; Projeto de Final de Curso; Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Daniely Cavalcanti Muliterno das Neves, Universidade de Pernambuco

Aluna de Graduação do Curso de Engenharia Civil

Referências

FRISON, L. M. B.; MORAES, M. A. C. de. As práticas de monitoria como possibilitadoras dos processos de autorregulação das aprendizagens discentes. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 8, n. 2, pp.144-158, ago./dez. 2010.