Experiência na monitoria da disciplina Materiais de Construção 2 no curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Daniely Cavalcanti Muliterno das Neves
Eliana Cristina Barreto Monteiro

Resumo

O presente trabalho apresenta a experiência na monitoria na disciplina de Materiais de Construção 2, no curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, no período de Abril a Julho de 2018. Segundo Pereira (2007), a perspectiva interdisciplinar, um dos núcleos essenciais da monitoria, torna essa atividade acadêmica uma ferramenta estratégica entre o ensino, a pesquisa e a extensão. As atividades a serem realizadas durante a monitoria foram definidas mensalmente pela professora da disciplina. A monitoria teve como objetivo principal o auxílio nas atividades da docente, através da criação de um banco de dados de questões e vídeos relacionados às aulas ministradas, elaboração de apresentação de um estudo de caso e auxílio na fiscalização e correção das provas. O contato entre professora e monitora foi realizado durante todo o semestre por meio de um grupo, com monitores de outras disciplinas, no aplicativo Whatsapp. Em abril e julho, foram elaboradas dez perguntas de múltipla escolha das quatro aulas referentes a materiais cerâmicos, incluindo suas propriedades, processos de fabricação e usos, enquanto a atividade de maio consistiu na pesquisa de vídeos explicativos acerca destes temas. Estas atividades exigiram o discernimento quanto aos temas abordados em sala, definindo questões essenciais para a formação de Engenheiros. No mês de junho, foi elaborada uma apresentação em power point de um estudo de caso referente à avaliação do desempenho térmico na utilização de diferentes tipos de vidros.  Durante a realização dos exercícios escolares, a professora foi auxiliada na fiscalização das provas e na correção das mesmas, bem como na disponibilização das notas no sistema da universidade. A realização das atividades de monitoria resultou no desenvolvimento da capacidade de elaboração de exercícios com conteúdo adequado para estimular o aprendizado dos alunos durante o decorrer da disciplina. Deste modo, a monitoria propiciou resultados positivos para a monitora, ao gerar um grande crescimento profissional e acadêmico. Por fim, considera-se que o intuito de facilitar o desenvolvimento da disciplina foi atingido, sendo uma atividade de grande valia para a experiência acadêmica ao possibilitar o aprimoramento dos conhecimentos sobre temas da área.Palavras-chave: Monitoria; Materiais de Construção 2; Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Daniely Cavalcanti Muliterno das Neves, Universidade de Pernambuco

Aluna de Graduação do Curso de Engenharia Civil

Referências

PEREIRA, J. D. Monitoria: uma estratégia de aprendizagem e de iniciação à docência. In: SANTOS, M. M. dos; LINS, N. de M. (Org.). A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias. Coleção Pedagógica n. 9. Natal: EDUFRN – Editora da UFRN, 2007. p. 69-80.