Estudo sobre a Importância da Disciplina Eletricidade Básica para os Cursos de Engenharias Elétricas e Mecânica – Etapa 2

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Bruno Maia Oliveira
Jurany Freitas Freitas Melro Travassos

Resumo

Bruno Maia de Oliveira, Universidade de Pernambuco (brunomaia80@live.com)Jurany Freitas Melro Travassos, Universidade de Pernambuco (jurany@poli.br) Qual a importância da componente curricular Eletricidade Básica, para alunos que cursarão disciplinas relacionadas com Circuitos Elétricos no ciclo profissional?Esta resposta foi obtida na pesquisa “Estudo sobre a Importância da Disciplina Eletricidade Básica (EB) para os cursos de Engenharias Elétricas e Mecânica” realizada na Poli, em 2017, através de respostas de alunos e docentes. A atual etapa, prevista no Projeto de Pesquisa original, expande os resultados, através de informações coletadas de alunos de uma Instituição de Ensino Particular, doravante chamada de IESP1, que atua nas mesmas áreas de Engenharias da Poli, com finalidade de comparar com os resultados obtidos na pesquisa da Poli, em 2017, visando atingir o objetivo final do Projeto que é estabelecer uma ementa, que atenda aos alunos das Engenharias Elétricas e Mecânica, dando-lhes a base necessária para enfrentar disciplinas futuras. Foram enviados questionários por e-mail (via Google Forms), afim de colher informações do desempenho dos discentes após cursar a disciplina pesquisada. No caso da IESP1, a disciplina adota o nome de Eletricidade e Magnetismo (EM). Atingiu-se um número de respostas para o universo estudado, que garante margem de erro de + ou – 5% com uma confiabilidade de 95%. Posteriormente, o estudo será expandido para outra Instituição de Ensino Particular e para a UFPE, objetivando consolidar as informações obtidas nas diferentes Instituições. Devido as dificuldades em obter respostas via internet, fez-se necessário o contato com os entrevistados via ligações telefônicas, mostrando a importância do trabalho e incentivando-os a responder aos questionários. A análise dos dados obtidos demonstra que (85,1%) dos pesquisados teve facilidade em seu desempenho, de alguma forma, nas disciplinas devido à “EM”, porém, (94,7%) informaram que o aproveitamento e resultados futuros seriam melhores caso a ementa de “EM” abordasse conteúdos similares ao de “EB”, ministrada na Poli. Os resultados mostram que os alunos que cursaram “EM”, antes das disciplinas seguintes - já que ela não é pré-requisito - foram aprovados na primeira matrícula, sendo (66%) aprovados por média. Aqueles que não conseguiram aprovação por média reforçaram que “EB” seria muito mais relevante para o curso. Os resultados demonstram o benefício que a disciplina pesquisada traz para os discentes que a cursaram. Por fim, foram elaborados gráficos que representam e comparam as informações obtidas. Palavras-chave: Disciplina, Circuitos, Engenharias.ReferênciasFOWLER, Richard. Fundamentos de Eletricidade: Corrente Contínua e Magnetismo. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.FOWLER, Richard. Fundamentos de Eletricidade: Corrente Alternada e Instrumentos de Medição. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.MARKUS, Otávio. Circuitos Elétricos: Corrente Continua e Corrente Alternada. 9. ed. São Paulo: Érica

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Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)
Biografia do Autor

Bruno Maia Oliveira, Universidade de Pernambuco

Departamento de Engenharia Elétrica, Ciências Exatas

Jurany Freitas Freitas Melro Travassos, Universidade de Pernambuco

Departamento de Engenharia Elétrica, Ciências Exatas

Referências

FOWLER, Richard. Fundamentos de Eletricidade: Corrente Contínua e Magnetismo. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
FOWLER, Richard. Fundamentos de Eletricidade: Corrente Alternada e Instrumentos de Medição. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
MARKUS, Otávio. Circuitos Elétricos: Corrente Continua e Corrente Alternada. 9. ed. São Paulo: Érica