Avaliação da influência da adição da cinza do bagaço da cana-de-açúcar em compósitos cimentícios sujeitos à reação álcali-agregado.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Bernardo Inojosa Lyra
Eliana Cristina Barreto Monteiro
José Vítor da Silva Macedo

Resumo

A reação álcali-agregado (RAA) é a reação química que ocorre internamente nas estruturas de concreto, com a combinação de álcalis provenientes do cimento (Na2O e K2O) e minerais reativos presentes no agregado, formando um gel que, na presença de água, se expande no interior do concreto. A expansão desse gel acaba gerando fissurações, deslocamentos e pode levar a um comprometimento da estrutura, causando danos de grandes proporções e às vezes irreversíveis, culminando na redução da sua vida útil. Dentre as medidas preventivas para a mitigação dessa manifestação patológica, a mais usada é a inserção de materiais pozolânicos na composição do compósito cimentício. Segundo Cordeiro et al. (2008), a CBCA é constituída basicamente de sílica (SiO2), tendo, assim, potencial para ser utilizada como adição mineral, substituindo parte do cimento em argamassas e concretos. Portanto, o presente projeto tem como objetivo avaliar a influência da adição da CBCA em substituição parcial do cimento Portland na mitigação da reação álcali-agregado com agregado potencialmente reativo da Região Metropolitana de Recife. A metodologia compreende: (i) na realização do processamento da CBCA por secagem em estufa e por moagem em moinho de esferas; (ii) no ensaio para verificação das propriedades físico-químicas da cinza do bagaço da cana-de-açúcar (espectrometria de difração de raios X, espectrometria de fluorescência de raios X, análise termogravimétrica, granulometria à laser, análise da área superficial específica pela técnica Brunauer-Emmet-Teller e massa específica aparente); (iii) na caracterização dos agregados reativos a reação álcali-agregado com a petrografia; e na (vi) realização do ensaio de expansão em barras de argamassa pelo método acelerado NBR 15577-4 (ABNT, 2008), com a moldagem de 3 corpos de prova para cada família com 0 (CP0), 10 (CP10) e 20% (CP20) de CBCA em substituição ao cimento. De posse dos resultados, concluiu-se que o agregado utilizado nesta pesquisa tem caráter expansivo, uma vez que o CP0 teve uma expansão média de 0,212% aos 16 dias e 0,358% aos 30 dias, maior do que a recomendação da NBR 15577; a CBCA tem várias características para ser classificada como material pozolânico, devido a diminuição da expansão para o CP10 de 7,42% aos 16 dias e 2,08% aos 30 dias, e para o CP20 de 28,91% aos 16 dias e 28,98% aos 30 dias, em relação à expansão do CP0; e que, apesar de não ter atingido o limite de referência de expansão para inibição total da reação álcali-agregado, ocorreu uma diminuição na expansão das argamassas no ensaio de expansibilidade quanto a RAA para as argamassas produzidas com a CBCA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15577: Agregados – Reatividade álcali-agregado. Rio de Janeiro, 2008.
CORDEIRO, G. C.; TOLEDO FILHO, R. D.; FAIRBAIRN, E. M. R.; TAVARES, L. M. M. Pozzolanic activity and filler effect of sugar cane bagasse ash in Portland cement and lime mortars. Cement & Concrete Composites, v.30, p.410-418, 2008.