Viabilidade da Utilização de Argamassa Estabilizada Através do Ensaio de Arrancamento

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rafael Araújo Dias Silva
Rodolfo Bringel Pereira
Yêda Vieira Póvoas

Resumo

Com o passar dos anos, a indústria da construção civil busca métodos de otimizar os serviços através de novas técnicas e novos materiais. A argamassa estabilizada se tornou uma ótima opção para ganhos de prazo, custo e produtividade. Porém, a falta de normas específicas e pouco conhecimento do material faz com que o produto final tenha resultados irregulares na sua fabricação. Este trabalho tem por objetivo mostrar a viabilidade técnica do uso de argamassas estabilizadas para revestimentos externos, analisando sua capacidade de aderência através do ensaio de resistência de aderência à tração e comparando com os resultados exigidos pelas normas vigentes. Foi verificada a aderência da argamassa de emboço em uma obra localizada em Recife/PE em duas situações distintas: ambiente externo com e sem limpeza da base. Ao fim do ensaio comprovou-se a qualidade do produto final do revestimento realizado conforme a ABNT NBR 7200:1998, com a realização do tratamento de limpeza, pois todos os valores obtidos deste trecho foram aprovados e satisfatórios, entretanto não foi detectado o incremento de tensão proveniente desse tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Rodolfo Bringel Pereira, Escola Politécnica de Pernambuco, Universidade de Pernambuco.

Graduando em Engenharia Civil na Escola Politécnica de Pernambuco.

Referências

[1] MARTINS NETO, N.A.A.A.; DJANIKIAN, J.G. Aspectos de desempenho da argamassa dosada em central. Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP. São Paulo serie BT/PCC/235, p. 23, 1999.

[2] LIMA, R.S.A.; OLIVEIRA, R.R.S. Estudo da aderência à tração de argamassa estabilizada para aplicação de revestimento em paredes externas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – (Uniderp), Campo Grande, 2015.

[3] SANTOS, H.B. Ensaio de aderência das argamassas de revestimento. Monografia (Curso de especialização em Construção Civil), Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

[4] Associação Brasileira de Cimento Portland. ABCP. – Manual da Argamassa de Revestimento [s.d].

[5] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7200: Execução de revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 1998.

[6] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13749: Revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas - Especificação. Rio de Janeiro: ABNT, 2013.

[7] MACIOSKI, G. Avaliação do comportamento de argamassas estabilizadas para revestimento. Trabalho final de curso – Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Paraná. Curitiba/PR, 2014.

[8] MATOS, P.R. Estudo da utilização de argamassa estabilizada em alvenaria estrutural de blocos de concreto. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2013.

[9] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13528: Revestimento de paredes de argamassas inorgânicas – Determinação da resistência de aderência à tração. Rio de Janeiro: ABNT, 2010.