Análise de dados no cadastro da rede de distribuição secundária de energia

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Carlos César Bezerra Fonsêca
Alexandre Magno Andrade Maciel

Resumo

A mineração de dados tem sido utilizada na indústria de energia com o objetivo de suportar tomadas de decisão que favoreçam o negócio, tanto no Brasil (FARIA et al., 2012) como no exterior (TSANAS; XIRAFA, 2012). Detectar desvios de comportamento nos dados pode solucionar problemas de identificação de fraudes distúrbios e irregularidades em geral. Isto funciona baseado na identificação de pontos colocados fora de limites razoáveis, chamados de outliers ou anomalias (OLIVEIRA et al., 2014). A detecção de anomalias é uma categoria da mineração de dados e será abordada com ênfase neste trabalho. A pesquisa foi desenvolvida seguindo a metodologia CRISP-DM (Cross-Industry Standard Process for Data Mining) (CHAPMAN et al., 2000). O foco da pesquisa, visa a análise de dados utilizando, detecção de anomalias, na base de dados da rede secundária de energia. Foram obtidos resultados com a utilização dos algoritmos: Isolation Forest, DBSCAN, t-SNE, Fuzzy C-Means e o BIRCH. Notoriamente, a detecção de anomalias em bases de dados não supervisionadas não é uma tarefa trivial, porém obtivemos bons resultados com a técnica Isolation Forest, onde foi possível a identificação de padrões, anormais, nas bases de dados. Foi descoberto anormalidades em postes com transformadores fora das margens normais, como também problemas em outros equipamentos, como bancos de capacitores e seccionadores. As anomalias encontradas podem ser investigadas profundamente por especialistas do setor de energia elétrica, pois serão úteis para uma melhor estruturação e uma maior segurança nas redes de transmissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia da Computação e Sistemas

Referências

CHAPMAN, P., CLINTON, J., KERBER, R., KHABAZA, T., REINARTZ, T., SHEARER, C., & WIRTH, R. CRISP-DM 1.0 Step-by-step data mining guide, 2000.

FARIA, L. T.; PADILHA-FELTRIN, A.; MINUSSI, C. R. Sistema Inteligente Híbrido Intercomunicativo para Detecção de Perdas Comerciais em Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica. IV Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos–IV SBSE, p. 1-6, 2012.

OLIVEIRA, C. D., DE CAROLI, A. A., DE SOUZA AMARAL, A., & VILCA, O. L. Detecção de Fraudes, Anomalias e Erros em Análise de Dados Contábeis: Um Estudo com Base em Outliers. Revista Eletrônica do Departamento de Ciências Contábeis & Departamento de Atuária e Métodos Quantitativos (REDECA), v. 1, n. 1, p. 102-127.

TSANAS, ATHANASIOS; XIFARA, ANGELIKI. Accurate quantitative estimation of energy performance of residential buildings using statistical machine learning tools. Energy and Buildings, v. 49, p. 560-567, 2012.