A Universidade nas Escolas de Ensino Médio: O Engenheiro Civil e o Desenvolvimento Sustentável

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Juan Deyvson José Camilo da Silva
Eder Carlos Guedes dos Santos

Resumo

Este projeto teve como objetivo geral apresentar o conceito de ‘desenvolvimento sustentável’ no contexto da atuação do Engenheiro Civil e na concepção de projetos e execução de obras civis, por meio da difusão dos resultados das pesquisas do Grupo de Pesquisa em Engenharia Civil Aplicada ao Meio Ambiente (Ambitec), do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PEC), aos alunos de ensino médio de escolas públicas e privadas da Região Metropolitana do Recife (RMR). Além de tentar definir o perfil do aluno de ensino médio interessado no curso de Engenharia Civil. Inicialmente foi realizado um levantamento acerca das escolas públicas e privadas da RMR interessadas em receber uma aula-palestra sobre o tema ‘O Engenheiro Civil e o Desenvolvimento Sustentável’. Tais escolas foram separadas em: pública ou privada e organizadas por cidades, a fim de se verificar o quão é desigual o nível de ensino nas escolas do estado de Pernambuco e como esses alunos chegam às instituições de ensino superior. Diante disso, o projeto foi levado para alunos do 1° Ano do ensino médio, que, na maioria das vezes, não tem definido ainda as suas áreas de interesse para o vestibular. A aula-palestra foi realizada nas cidades de Recife-PE, Jaboatão dos Guararapes-PE e Olinda-PE, em dias e horários firmados com a escola envolvida no projeto. Inicialmente, foi aplicado aos alunos um questionário de pesquisa, que tinha por objetivo identificar desde o grau de interesse do aluno pelo curso de Engenharia Civil, seus conhecimentos acerca das instituições que oferecem o curso, bem como suas expectativas e objetivos profissionais. Em seguida foi dado início a aula-palestra com um breve histórico acerca da história da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI-UPE), e quanto ela é importante para o crescimento econômico e melhoria da infraestrutura urbana do estado. Logo em seguida, foram apresentadas as atribuições e responsabilidades exigidas no exercício profissão de Engenheiro Civil, a formação do Engenheiro Civil na POLI-UPE, e a aplicação do conceito de desenvolvimento sustentável na Engenharia Civil. O projeto também visou divulgar os resultados das pesquisas desenvolvidas no AMBITEC – Grupo de Pesquisa em Engenharia Civil Aplicada ao Meio Ambiente. E, para isso, foram selecionados previamente alguns resultados de dissertações para mostrar para os alunos, ainda na escola, a importância de estudos voltados para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A partir da análise das respostas, foram elaborados gráficos com o intuito de apresentar as informações de forma agrupada. De posse dos resultados, foi traçado o perfil do aluno de ensino médio interessado no curso de Engenharia Civil da POLI-UPE. Os resultados foram apresentados no Encontro de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão (EPPE) da Universidade de Pernambuco.

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Seção
Engenharia Civil