INTEGRAÇÃO DO ENSINO, EXTENSÃO E PESQUISA PARA O DESENVOLVIMENTO SEGURO E SUSTENTÁVEL NA POLI E SUA VIZINHANÇA COM FOCO NO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - DESS@POLI

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Alyx Diêgo Oliveira Silva
Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani
George da Mota Passos Neto

Resumo

Visando amenizar os impactos ambientais e sociais da interferência do homem na natureza, o grupo de ensino, extensão e pesquisa da UPE, Desenvolvimento Seguro e Sustentável - DESS, propôs um programa de extensão que objetiva integrar os conceitos de sustentabilidade nas três dimensões universitárias. Na dimensão ensino foi ofertada um componente curricular misto, disciplina eletiva na grade de graduação e mestrado do Curso de Engenharia Civil, intitulada Tópicos Avançados em Sustentabilidade (TAS), com 45 horas de aulas teóricas e 15 horas de extensão. Nessa disciplina foi usada a metodologia ativa contemplando ações que concretizam a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão (UPE, 2019), estudando entre outros documentos as diretrizes para extensão na educação superior brasileira (BRASIL, 2018). Seguindo essas diretrizes, na dimensão extensão, os alunos da disciplina protagonizaram a criação de atividades de extensão que foram submetidas e aprovadas no edital de extensão 02/2019 de fluxo contínuo da UPE. Foram aprovados 4 eventos, sendo realizados nas dependências da universidade e aberto ao público com títulos: “Simpósio urbana poli 2019: ciclo de palestras e debates sobre o plano diretor e o de mobilidade do Recife”, “Arquitetura social e sustentabilidade - estudo de caso na comunidade de Entra Apulso”, “Aplicação de 5S na gestão dos Resíduos de Construção Civil” e “Concurso de vídeos sobre sustentabilidade”, contemplando uma média de 150 pessoas da comunidade local e vizinhança. Além dos eventos foi desenvolvido um projeto de extensão, que foi submetido e aprovado pelo mesmo edital com o título “Prospecção, diagnóstico e planejamento de ações para habilitar a implantação de PGRS na Escola Municipal Mércia de Albuquerque Ferreira (PGRS@ZEIS)” e que está atualmente em desenvolvimento, com 6 das 9 ações já concluídas, abrangendo mais de 100 crianças da Zeis Caranguejo Tabaiares e seus arredores . Ainda na dimensão extensão, o grupo teve dois projetos aprovados com bolsas PDTE-POLI para implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos na POLI, incluindo o uso de biodigestores para o tratamento dos resíduos orgânicos. Na dimensão pesquisa, foi elaborado e aprovado projeto com bolsa PIBIC-POLI e que está desenvolvendo indicadores para monitoramento do PGRS na POLI. Utilizou-se formulários para avaliação dos projetos, junto à comunidade alvo, alunos e professores envolvidos que demostraram uma satisfação positiva das ações realizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil