Análise de desempenho da segurança do trabalho de microempresas prestadoras de serviços da construção civil.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Graziela Pereira da Silva
Béda Barkokébas Junior
Bianca Maria Vasconcelos Valério

Resumo

O trabalho dignifica o homem. A partir desta frase pode-se salientar que o ato de trabalhar está muito mais além do que só sustentar a casa. O trabalho dignifica o homem por trabalhar seu lado físico e/ou seu lado intelectual. Com o crescimento do trabalho, houve também uma percepção maior para a segurança do trabalhador. A cada ano, com o aumento de mortes e acidentes de trabalho, foi-se conectando mais a questão da segurança para evitarem-se estes infortúnios. Sherique (2015, p.74) comenta que segundo o INSS, atualmente no Brasil uma média de 40 trabalhadores não retornam a atividade devido a acidentes ocorridos no trabalho, e são registrados cerca de 1 morte a cada 4 horas trabalhadas. Valério (2013) aborda que os incidentes resultantes dos acidentes de trabalho geram grandes custos humanos e econômicos, diretos ou indiretos para o trabalhador, sua família, sociedade e para a empresa.O aumento das atividades das empresas terceirizadas e subcontratadas tem levado a crescentes preocupações em relação a segurança de seus trabalhadores. Lino e Dias (apud Miranda,2006) aponta a alta incidência de acidentes de trabalho, inclusive fatais e das doenças profissionais clássicas que ocorrem em meio as empresas que prestam serviços de terceirizações. Logo, a necessidade de uma análise ampla sobre os acidentes ocasionados por empresas terceirizadas e subcontratadas é relevante para o bem estar e qualidade de vida dos colaboradores nos canteiros de obra. O presente projeto buscou analisar o desempenho da segurança do trabalho nos serviços terceirizados de uma empresa da construção civil, a fim de propor medidas de controle específicas para determinados tipos de serviços do setor. Além disto, o projeto analisou quantitativamente e qualitativamente os riscos de acidentes de trabalho por cada grupo de empresas com atividades afins. O projeto foi estruturado em quatro atividades, sendo estas a pesquisa bibliográfica e documental, a pesquisa de campo através da utilização de checklists baseados nas normas regulamentadoras, tratamento dos dados coletados, e a proposição de medidas de controle. Os resultados mostraram que há um considerável número de não conformidades presentes no canteiro de obra, causados por empresas terceirizadas. Durante o período de 1 ano, foram encontrados 540 não conformidades no canteiro de obra. Sendo que 445 eram da empresa responsável e 95 da empresa terceirizada.  De todos os riscos encontrados nas terceirizadas, 68% eram desacordos e 32% eram de grave e iminente risco. Mediante a análise feita, percebeu-se que há uma maior recorrência nos itens 6.7.1 a) e 6.6.1b) da Norma Regulamentadora 6, referente ao uso de EPI , ao item 18.23 - referente ao equipamento de proteção individual, além dos itens 18.21 sobre instalações elétricas e 18.15 sobre andaimes e plataformas de trabalho.Palavras-chave: Segurança do Trabalho; Acidente; Terceirização; Falha e Efeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil

Referências

SHERIQUE, Jaques. Perspectivas da segurança e saúde do trabalhador brasileiro no século XXI. Revista Safe Work- Trabalho seguro em Revista. São Paulo, ANO I – Nº 1, p. 74- 78, Abril , 2015.

VALÉRIO, Bianca Maria Vasconcelos. Modelo de gestão de prevenção de acidentes para a fase de concepção. Porto, 2013. 294p. Tese (Doutorado em Engenharia Civil). Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto.

Miranda, Carlos Roberto. Ataque ao mundo do trabalho: Terceirização e seus reflexos na segurança e saúde do trabalhador. 2006. Disponível em: < https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&v ed=0CB0QFjAAahUKEwjpocHJnabHAhVFh5AKHWO4BlU&url=http%3A%2F%2Fwww.toxnet. com.br%2Fdownload%2Fataquemiranda.doc&ei=gaTMVandO8WOwgTj8JqoBQ&usg=AFQjCNFoLVEQTv3snFm4KPkTlewGrFfJQ&sig2=SRV-xlwo9r25bK-NipdqOQ&bvm=bv.99804247,d.Y2I > Acesso em: 12 de ago de 2015.