INSPEÇÃO DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS DE FACHADAS COM DRONE EM FUNÇÃO DA ALTURA DO EDIFÍCIO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Moemi Barbosa Lima
Alberto Casado Lordsleem Júnior
Ramiro Daniel Ballesteros Ruiz

Resumo

A ocorrência de manifestações patológicas em edificações é resultante, em grande parte (THOMAZ, 1989; COSTA E SILVA, 2008; RIBEIRO, 2014; ALVES, 2016) da adoção de procedimentos de execução inadequados, pelo não atendimento das recomendações da normalização e falhas nas especificações de projeto e dos materiais. O descolamento do revestimento, o aparecimento de fissuras/trincas e a presença de umidade, são algumas das principais manifestações patológicas encontradas em fachadas, merecendo preocupação pois geram risco a segurança e a perda do desempenho da edificação. Os veículos aéreos não tripulados (VANT’s), referem-se a uma classe de aeronaves pilotadas remotamente ou de forma automática através da utilização de coordenadas pré-definidas. Na construção civil, o seu uso ainda é limitado (COSTA; MELO, 2015), embora perceba-se que o VANT pode ser utilizado de diversas maneiras, e com o desenvolvimento cada vez maior da tecnologia aliada a outros tipos de câmeras e sensores, permite o acesso a locais antes inacessíveis ao ser humano e a outras tecnologias (NASCIMENTO, 2014; EMELIANOV et al., 2014; KIM et al., 2016). Este trabalho objetiva associar a realização da inspeção de fachadas em edifícios com grande altura com o emprego do VANT ou drone. A pesquisa consiste em revisão bibliográfica e experimento de campo com natureza descritiva, buscando avaliar os ativos visuais gerados e a aplicação dos protocolos desenvolvidos em dois edifícios de diferentes alturas (média e alta), cuja metodologia contempla a investigação dos tipos de drones e softwares adequados à inspeção de fachadas; realização de coleta de dados em edificação com grande altura; processamento de dados e geração das imagens e de modelos 3D como subsidio ao diagnóstico de manifestações patológicas. Como resultados, serão desenvolvidos os protocolos para a realização da inspeção de fachadas e identificadas as peculiaridades de uso de drone em edificação de grande altura. Como contribuição, espera-se que a elaboração de padrão de utilização de drones em inspeção de fachadas de edifícios altos minimize a possibilidade de acidentes, com custo reduzido e a preservação do patrimônio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Moemi Barbosa Lima, Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco

Possui graduação de nível Técnico em Edificações - Sistema de Ensino Grau Técnico (2017). Tem experiência na área de Construção Civil, com ênfase em técnica em Edificações e Engenharia Civil. Graduanda em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco.

Alberto Casado Lordsleem Júnior, Esola Politécnica de Pernambuco - Universidade de Pernambuco

Graduação em Engenharia Civil pela UFPE (1994); Mestrado (1997), Doutorado (2002) e Pós-Doutorado (2010) em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da USP; Livre-Docência pela Universidade de Pernambuco (2012). Gerente de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Escola Politécnica da UPE (2007-2010). Atualmente é professor associado; coordenador setorial de extensão e cultura; docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PEC), docente de cursos de especialização e coordenador do MBA em Tecnologia e Gestão da Construção de Edifícios da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. Coordenador do POLITECH - Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia e Gestão da Construção de Edifícios. Consultor e assessor técnico de empresas e entidades setoriais da construção civil. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Gestão da Construção, Desempenho e Inovação Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: construção civil, racionalização construtiva, desempenho, projeto para produção, sistemas de gestão da construção, produtividade e recuperação de patologias.