Contribuições no Ensino da Disciplina de Geometria Analítica Através da Monitoria

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Bruna Souza Ávila Pessoa
Thiany Maria Correia Matias Ferreira
Pedro Henrique Meira de Araújo

Resumo

O trabalho objetiva apresentar a experiência da monitoria na disciplina de Geometria Analítica da Escola Politécnica de Pernambuco, no período de Março a Junho de 2019. A atividade da monitoria é de grande importância na vida do discente. Podem-se destacar, assim, os principais objetivos desta prática: ajuda para alunos com maior dificuldade em determinada disciplina, realização de questões voltadas para o desenvolvimento do raciocínio, esclarecimento de dúvidas e diferente abordagem do assunto. As práticas mencionadas foram realizadas visando consolidar a aprendizagem do aluno. Uma vez que a monitoria é ministrada por discentes, percebe-se uma melhor interação entre alunos e monitores, visto que não há a visão da presença de uma hierarquia, tornando assim, mais fácil, o estreitamento da relação professor-aluno intermediado pelo monitor. Com isso, é possível identificar quais assuntos os alunos possuem maiores dificuldades e entregar um feedback ao docente. Ademais, a vivência diária do monitor com os alunos pode ajudar a trazer respostas para possíveis falhas no ensino antes despercebidas e que podem ser remediadas e aprimoradas mediante um futuro ingresso na carreira acadêmica (KOPKE e KOPKE, 2004). Outrossim, visto que alguns assuntos de Geometria Analítica são de extrema importância para futuras disciplinas, foram realizados diversos exercícios de diferentes abordagens, além de revisões da parte teórica, tomando como base o livro de (STEINBRUCH, 2001). Cita-se então, uma das diferentes abordagens: o estilo de questões, que eram feitas sempre após a teoria, tinham um caráter diferenciado e diversificado. O objetivo, ao utilizar desta metodologia, foi de estimular os discentes a desenvolverem raciocínio, para que, além de entender e aplicar na avaliação, pudessem também aplicar futuramente nas diversas disciplinas do curso. Com isso, ao final do semestre, foi possível analisar os dados de frequência e desempenho dos discentes que compareciam às monitorias, e verificou-se que 54% dos alunos compareceram ao menos uma vez, mas apenas 20% havia frequência assídua. Apesar da baixa frequência, foi possível obter um resultado relevante, visto que houve 100% de aprovação entre os que mais frequentaram a monitoria. Assim, com a análise destes dados, percebe-se que os objetivos da monitoria foram alcançados. Conclui-se então que, os desafios diários e as dificuldades compartilhadas foram de extrema importância para obtenção de um bom percentual de aprovação, além de tornar esta atividade uma experiência única e enriquecedora para os monitores. Logo, é possível perceber a importância da monitoria para uma melhora no ensino ao longo dos anos, além de proporcionar aos discentes um diferencial para o início de uma possível carreira como docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Mecânica/Controle e Automação e Tecnologia da Energia