Avaliação da Prática Pedagógica Docente na Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco

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Thiany Maria Correia Matias Ferreira
Bruna Souza Ávila Pessoa
Anna Lúcia Miranda Costa

Resumo

A Avaliação da Prática Pedagógica Docente vem se consolidando na Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco trazendo como objetivos a melhora na qualidade do processo ensino-aprendizagem, bem como tornar a prática da realização da avaliação uma “cultura” na instituição. Um dos maiores desafios é mostrar aos professores que essa ação não tem a intenção de inibir sua autonomia enquanto docente, mas de melhorar o aproveitamento do ensino por parte dos alunos e, consequentemente, obter uma maior qualidade na aprendizagem. Com os dados coletados, faz-se necessário a criação de estratégias didático pedagógicas voltadas à melhora do processo ensino-aprendizagem. “Adequar o ensino às possibilidades reais de aprendizagem dos alunos, de forma a não provocar obstáculos no processo de construção de conhecimentos” (BOGGINO, 2009). Na edição de 2016, os estudantes puderam preencher o questionário em computadores que foram disponibilizados pela Universidade. Já em 2017, o questionário estava disponível para ser preenchido na internet, de maneira a facilitar o acesso e obter um maior número de avaliações. Primeiramente, o questionário solicitava o CPF com o intuito de confirmar a identidade do estudante. Em seguida,era exigido o curso, período, docente e a matéria na qual o estudante deseja avaliar o professor. Nesta edição, pela primeira vez, alguns professores se autoavaliaram de maneira espontânea, seguindo o mesmo processo dos alunos. A de 2018 seguiu o mesmo roteiro de 2017, constatando novamente a participação de maneira espontânea de ambas as partes. Na comparação das duas primeiras edições do Projeto, é notório um aumento de 157 avaliações pela parte dos discentes e o início da participação dos docentes, obtendo um total de 100 avaliações. Das três edições, a de 2018 foi a de maior êxito, visto que teve o maior número de participações, tanto dos discentes quanto dos docentes. Assim, ao final do processo avaliativo, os dados são levados ao encontro pedagógico para que sejam melhores discutidas as ideias. Também, nesta edição, a quantidade de docentes presentes nesse encontro aumentou em mais de 200% com relação ao ano anterior. A evolução no número de participações ao longo dos anos mostra o reconhecimento por parte dos alunos quanto à ação, o que indica que o objetivo da melhoria do ensino vem sendo priorizado. Tal como os discentes, uma valorização pode ser percebida também por parte dos docentes, visto que se obteve um considerável aumento no número de participações, sendo possível justificar essa valorização como sendo uma busca por práticas pedagógicas de qualidade.

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Seção
Engenharia Mecânica/Controle e Automação e Tecnologia da Energia