SEMANA DOS ESTUDANTES INGRESSANTES DA ESCOLA POLITÉCINICA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Matheus Barros
Thays Marques Ferreira
Anna Costa

Resumo

A Semana dos Estudantes Ingressantes - SEI apresentada através deste resumo é uma prática pedagógica que tem como objetivo favorecer a interação e o acolhimento dos estudantes que adentram ao novo contexto de aprendizagem, a universidade, por meio de ações que objetivam fortalecer um ensino integrado e efetivo. Já que, “é importante pensar de que maneira o estudante vem sendo acolhido na universidade, como ocorre a sua integração nessa nova jornada assim como o que a Instituição pode fazer para colaborar com a inclusão a esse novo meio” (COSTAS et al., 2008). Logo, para exercer princípios inclusivos e acolhedores durante a transição do Ensino Médio para o Superior, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico Inclusivo da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco – NAPSI, no qual “(…) tem por finalidade contribuir para a humanização das relações interpessoais entre estudantes (…)” (NAPSI, 2012), executa e coordena a SEI a partir das seguintes ações: recepção durante o ato da matrícula, momento esse em que ocorre o acolhimento, a apresentação da instituição aos discentes e aos responsáveis dos mesmos e a troca de experiências. Pois, a “experiência universitária não se resume à formação profissional (...) e para aqueles jovens que concluem o Ensino Médio e ingressam logo em seguida em um curso superior, a universidade tem um impacto que vai além da profissionalização” (Almeida & Soares, 2003); o acolhimento no primeiro dia de aula e a identificação dos estudantes ingressantes permitem criações de estratégias, como o estudo dirigido – ‘monitoria’ individual de disciplinas - que contribuam na integração estudantil diante da identificação do perfil do estudante ingressante da POLI/UPE; e o Curso de Matemática Básica que busca o nivelamento matemático dos participantes, recordando os conteúdos válidos para as matérias inaugurais dos cursos de Física de Materiais e Engenharias da POLI/UPE. Como concepções de resultados, a SEI apresenta a importância de sua continuidade, pois na recepção durante o ato da matrícula obteve o acolhimento de 100% dos ingressantes; também foram e identificados 100% dos ingressantes no primeiro dia de aula; e 169 discentes participaram do Curso de Matemática Básica, totalizando assim a participação de 75,45% dos ingressantes. É reconhecido, também, pela equipe de coordenação da SEI a dificuldade de expressar a sua eficácia, já que a prática é de natureza subjetiva. Porém, a mesma mostra-se relevante para os envolvidos, auxiliando no desenvolvimento de habilidades que não são propostas na ementa de um curso de Engenharia.
Palavras-chave: Acolher; Estudante Ingressante; Inclusão; Protagonismo Estudantil.
Referências
COSTAS, F. T. et al. Caracterização do aluno da Universidade Federal de Santa Maria que busca atendimento no Ânima e reflexões sobre políticas públicas de assistência estudantil. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICAS E PRÁTICAS DE ENSINO (ENDIPE), 14., 2008, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: PUCRS, 2008. CD-ROM.
ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO. Regimento Interno do Núcleo de Apoio Psicopedagógico Inclusivo – NAPSI, RESOLUÇÃO N°: 002/2012, ART.2, DE 15 DE JUNHO DE 2012.
ALMEIDA, L. S., & SOARES, A. P. (2003). Os estudantes universitários: sucesso escolar e desenvolvimento psicossocial. In E. Mercuri, & S. A. J. Polydoro (Orgs.), Estudante universitário: Características e experiências de formação (pp. 15-40). Taubaté: Cabral. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Mecânica/Controle e Automação e Tecnologia da Energia