Projeto Padrinhos da POLI/UPE: estratégia de aproximação entre o Ensino Médio e o Ensino Superior

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maria Fernanda Nicéas de Albuquerque Souza
Anna Lúcia Miranda Costa
Matheus Vinícius da Silva Moura
Mariana Silva Furtado
Paulo Guilherme Silva Albuquerque

Resumo

Este trabalho visa apresentar uma ação que se define enquanto espaço de sensibilização para os alunos do Ensino Médio sobre a realidade do ambiente universitário, transmitindo informações sobre o cotidiano, sanando dúvidas, curiosidades e amenizando os obstáculos que os aguardam. Desta forma, se acredita que haverá uma diminuição no impacto da transição entre os dois níveis de ensino, favorecendo a adaptação deste aluno e contribuindo para um melhor início de trajetória universitária. Para tal finalidade, realiza-se uma série de etapas específicas sendo a primeira delas um seminário onde se aborda, de uma maneira geral sobre cada curso de engenharia ofertado pela POLI. Em uma segunda etapa identifica-se aqueles que sinalizam a opção pelo curso de engenharia, que são ‘adotados’ e acompanhados durante seu processo de ingresso à universidade. Esta etapa inclui a realização de um Minicurso de Matemática Básica. Por fim, conclui-se o ciclo do Projeto na Expo POLI, onde os alunos visitam a instituição para conhecer as instalações e laboratórios. Em caráter de resultado, a coordenação do Projeto compreende que a realização dos seminários nas escolas parceiras concretiza os principais objetivos, o de promover um espaço de sensibilização quanto aos desafios que caracterizam um cotidiano universitário e o de lançar um olhar acolhedor ao estudante, sobretudo em sua iniciação ao curso superior (CUNHA E CARRILHO, 2005). Desde o surgimento do Projeto, em 2015, foram alcançadas treze escolas, com o total de 815 alunos participantes no primeiro momento. Neste ano, no primeiro semestre realizamos o seminário para 52 alunos de terceiro ano. Neste semestre, foram 252 alunos de todos os 3 anos. Devido ao novo método e visando prolongar as atividades em uma escola apenas, foi realizado um acompanhamento mais aprofundado. Sendo assim, empenhamo-nos em aperfeiçoar cada vez mais o projeto e desenvolver em todos os âmbitos o caráter humano da problemática. É importante salientar que o Projeto Padrinhos é, em sua essência, um projeto de alunos para alunos, tendo como um de seus principais objetivos o desenvolvimento de um protagonismo estudantil dos alunos veteranos, instigando um espírito de liderança, iniciativa e olhar sensível por parte daqueles que compõem a equipe do Projeto Padrinhos.
 
Palavras-chave: Cotidiano Universitário; Acolhimento; Ingressantes; Desempenho Acadêmico
 
Referências:
 
CUNHA, S. M.; CARRILHO, D. M. O processo de adaptação ao ensino superior e o rendimento acadêmico. Psicologia Escolar e Educacional, v. 9, n. 2, p. 215-224, 2005. Disponível em: <https://www.redalyc.org/html/2823/282321816004/>.
 
ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO. Projeto Padrinhos da POLI/UPE: Estratégia de Aproximação entre o Ensino Médio e o Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)