Projeto Padrinhos da POLI/UPE: estratégia de aproximação entre o Ensino Médio e o Ensino Superior
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este trabalho visa apresentar uma ação que se define enquanto espaço de sensibilização para os alunos do Ensino Médio sobre a realidade do ambiente universitário, transmitindo informações sobre o cotidiano, sanando dúvidas, curiosidades e amenizando os obstáculos que os aguardam. Desta forma, se acredita que haverá uma diminuição no impacto da transição entre os dois níveis de ensino, favorecendo a adaptação deste aluno e contribuindo para um melhor início de trajetória universitária. Para tal finalidade, realiza-se uma série de etapas específicas sendo a primeira delas um seminário onde se aborda, de uma maneira geral sobre cada curso de engenharia ofertado pela POLI. Em uma segunda etapa identifica-se aqueles que sinalizam a opção pelo curso de engenharia, que são ‘adotados’ e acompanhados durante seu processo de ingresso à universidade. Esta etapa inclui a realização de um Minicurso de Matemática Básica. Por fim, conclui-se o ciclo do Projeto na Expo POLI, onde os alunos visitam a instituição para conhecer as instalações e laboratórios. Em caráter de resultado, a coordenação do Projeto compreende que a realização dos seminários nas escolas parceiras concretiza os principais objetivos, o de promover um espaço de sensibilização quanto aos desafios que caracterizam um cotidiano universitário e o de lançar um olhar acolhedor ao estudante, sobretudo em sua iniciação ao curso superior (CUNHA E CARRILHO, 2005). Desde o surgimento do Projeto, em 2015, foram alcançadas treze escolas, com o total de 815 alunos participantes no primeiro momento. Neste ano, no primeiro semestre realizamos o seminário para 52 alunos de terceiro ano. Neste semestre, foram 252 alunos de todos os 3 anos. Devido ao novo método e visando prolongar as atividades em uma escola apenas, foi realizado um acompanhamento mais aprofundado. Sendo assim, empenhamo-nos em aperfeiçoar cada vez mais o projeto e desenvolver em todos os âmbitos o caráter humano da problemática. É importante salientar que o Projeto Padrinhos é, em sua essência, um projeto de alunos para alunos, tendo como um de seus principais objetivos o desenvolvimento de um protagonismo estudantil dos alunos veteranos, instigando um espírito de liderança, iniciativa e olhar sensível por parte daqueles que compõem a equipe do Projeto Padrinhos.
Palavras-chave: Cotidiano Universitário; Acolhimento; Ingressantes; Desempenho Acadêmico
Referências:
CUNHA, S. M.; CARRILHO, D. M. O processo de adaptação ao ensino superior e o rendimento acadêmico. Psicologia Escolar e Educacional, v. 9, n. 2, p. 215-224, 2005. Disponível em: <https://www.redalyc.org/html/2823/282321816004/>.
ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO. Projeto Padrinhos da POLI/UPE: Estratégia de Aproximação entre o Ensino Médio e o Ensino Superior.
Palavras-chave: Cotidiano Universitário; Acolhimento; Ingressantes; Desempenho Acadêmico
Referências:
CUNHA, S. M.; CARRILHO, D. M. O processo de adaptação ao ensino superior e o rendimento acadêmico. Psicologia Escolar e Educacional, v. 9, n. 2, p. 215-224, 2005. Disponível em: <https://www.redalyc.org/html/2823/282321816004/>.
ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO. Projeto Padrinhos da POLI/UPE: Estratégia de Aproximação entre o Ensino Médio e o Ensino Superior.
Downloads
Não há dados estatísticos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Edição
Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)