Identificação do estudante ingressante-trabalhador da POLI/UPE – ação necessária em favor de seu efetivo desempenho acadêmico

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Hamilton Celerino Neto
Anna Lúcia Miranda Costa
Maria Fernanda Nicéas de Albuquerque Souza
Matheus de Amorim Barros
Thays Marques Ferreira

Resumo

A mudança do aluno do Ensino Médio para o Superior é reconhecida pela literatura como um período de transição caracterizado pela influência de fatores – emocionais, econômicos, acadêmicos, etc. – sobre o desempenho acadêmico do estudante universitário ingressante. Minimizar os impactos gerados por esta transição (MENEGAT, 2018) de forma a promover o processo de integração ao novo contexto e favorecer um melhor aproveitamento acadêmico é o objetivo estabelecido pelo Projeto Padrinhos, coordenado pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico Inclusivo (POLI, 2012). Identificar o perfil do estudante ingressante é a primeira ação significativa promovida pelo projeto a partir da análise dos dados coletados através da Planilha de Monitoramento Acadêmico (PMA). Diante desta possibilidade, este resumo faz referência a um recorte realizado nas PMAs correspondentes aos últimos três períodos letivos (2019.1, 2019.2, 2020.1) com o objetivo de destacar um aspecto do perfil do aluno que compromete seu desempenho acadêmico: o trabalhar e o estudar concomitantemente. Sob essa perspectiva, Vargas e Paula (2011) alertam sobre as dificuldades de conciliar as atividades exercidas pelos ingressantes-trabalhadores em função do curto período que têm para se dedicarem a todas as práticas oferecidas pela academia, como monitorias, grupos de extensão e de pesquisa. Considerando os períodos citados anteriormente, os dados obtidos através das PMAs indicaram respostas de 665 ingressantes que foram questionados quanto a atuação no mercado de trabalho no período de entrada à instituição. A análise dos dados revelou que 71 deles estavam trabalhando ao adentrarem na POLI/UPE, totalizando 10,7% dos entrevistados. Esta amostra é de 664 pessoas, baseada na estimativa da proporção populacional com seus parâmetros de confiabilidade sendo de 99% e com margem de erro de 5%. Ou seja, apenas uma pequena parcela dos ingressantes encontrava-se inserida no mercado de trabalho no período pesquisado (2019.1, 2019.2, 2020.1) que consequentemente, apresentava jornada dupla. Conclui-se com esta ação que se torna relevante, por parte da instituição do Ensino Superior, viabilizar estratégias, levantar questionamentos e propor discussões com o objetivo de identificar o perfil do ingressante universitário da POLI/UPE.

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Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)