Avaliação da Prática Pedagógica Docente na Escola Politécnica de Pernambuco

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Thiany Maria Correia Matias Ferreira
Anna Lúcia Miranda Costa
Bruna Souza Ávila Pessoa

Resumo

O Projeto de Avaliação da Prática Pedagógica Docente surgiu em 2016 na Escola Politécnica de Pernambuco em virtude da importância que esta prática assume para o efetivo processo de aprendizagem do aluno. Admite-se como objetivos do Projeto: caracterizar e avaliar as práticas pedagógicas com o intuito de melhorar o ensino-aprendizagem; ‘instrumento de escuta’ dos estudantes, de forma anônima e não obrigatória. Em 2018, na sua 3ª edição, optou-se por dar ênfase a um dos indicadores contidos no questionário com a intenção de destacar a relação professor-aluno por considerar que, o trabalho do professor, pautado na ética, promove o efetivo processo ensino-aprendizagem baseado no bem-estar de ambos, tendo assim, o docente, uma melhor relação com o discente (FREITAS; SILVA, 2016). Nesta edição, foi disponibilizado um questionário com 08 perguntas, as quais tinham como opções de resposta: ‘sempre’, ‘às vezes’ e ‘nunca’, e, caso o avaliador não optasse por nenhuma, constava-se como ‘não respondeu’. Disponibilizado online, foi hospedado em uma plataforma própria para os docentes e discentes realizarem a avaliação. Os dados foram recolhidos e transferidos para o Excel 2010 de forma a facilitar a identificação dos resultados por curso, e, ao analisá-los, foi notória a similaridade do Ciclo Básico com o Ciclo Profissional de cada curso: há uma porcentagem alta para a opção afirmativa, ou seja, a maioria dos avaliadores considera positiva a relação entre professor e aluno. Verifica-se assim, os dados referentes à opção ‘sempre’: para o curso de Civil, 86,1%; Computação, 83,7%; Controle e Automação, 83,6%; Elétrica-Eletrônica, 98,2%; Elétrica-Eletrotécnica, 91,6%; Elétrica-Telecomunicações, 100%; Mecânica Industrial, 87,9% e para o Ciclo Básico, 88%. Já para a opção ‘nunca’, destacam-se os cursos de Eletrônica, Eletrotécnica e Telecomunicações visto que os mesmos obtiveram porcentagem nula. Ainda analisando as porcentagens desta opção (‘nunca’): Civil, 3,2%; Computação, 4,9%; Controle e Automação, 1,6%; Mecânica Industrial, 6,1% e Ciclo Básico, 3,2%. Com a maioria das porcentagens da opção ‘sempre’ acima de 85% e três dos cursos com a porcentagem da opção ‘nunca’ igual a 0%, conclui-se que a relação professor-aluno de 2018 foi ética e respeitosa. Assim, o Projeto de Avaliação da Prática Pedagógica Docente é uma valiosa estratégia em favor da identificação e avaliação dos elementos considerados como constituintes do ato educativo.

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Seção
Engenharia Mecânica/Controle e Automação e Tecnologia da Energia